Ufal recebe 19 novos servidores em cerimônia de posse

No total, oito docentes e nove técnicos passaram a integrar quadro de servidores da universidade
Por Izadora Garcia - relações públicas
03/08/2022 14h53 - Atualizado em 09/08/2022 às 11h54

Na tarde da última terça-feira (2), 19 novos servidores passaram a integrar o quadro permanente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No total, serão oito novos docentes, seis assistentes em administração, dois analistas de Tecnologia da Informação, um desenhista técnico, um tecnólogo em Segurança Pública e um médico especialista em Medicina Esportiva, distribuídos entre os campi A. C. Simões, Arapiraca, Sertão e a unidade Viçosa.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, o diretor do Departamento de Administração de Pessoas (DAP), Bruno Morais, e a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho em exercício, Mariana Melo. Além disso, o coordenador do Sintufal, José Marcos Gomes, as diretoras do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe), Leonéa Santiago, da Escola de Enfermagem (EEnf), e o vice-diretor do Instituto de Computação, Davi Bibiano, participaram da cerimônia.

“Eu sou testemunha de como esta Universidade é importante para o povo alagoano. Eu vi o quanto o estado progrediu nesses 29 anos em que eu vivo aqui e eu não tenho dúvidas que muito se deve ao tanto de gente boa, empenhada e competente que faz parte do quadro da nossa Ufal, trabalhando para que Alagoas se desenvolva. E agora todas e todos vocês poderão ser parte ativa nesta mudança”, afirmou Josealdo Tonholo.

Durante a cerimônia, foram realizadas a leitura, a assinatura e a entrega dos termos de posse e a leitura do juramento do servidor público. O reitor da Universidade também abriu a palavra para pronunciamento dos recém-empossados bem como dos familiares e amigos que acompanhavam a solenidade. O momento foi marcado por emocionantes relatos sobre a conquista do emprego dos sonhos.

“Eu sou do interior do estado, de uma cidade pequena, Monteirópolis, e vi na educação a única forma de ter alguma coisa na vida. Geralmente, no interior temos poucas oportunidades de emprego e de ter uma vida melhor. Então fui em busca da minha formação em Pedagogia e, a partir dela, buscar uma vaga em um concurso público”, explicou Laurice Melo, nova assistente em administração do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).

“Minha irmã, que hoje se torna servidora da Universidade Federal de Alagoas, é um exemplo pra mim e pra nossa família. Nossos pais, com muito sacrifício, conseguiram nos proporcionar a educação que não puderam ter. Sei que essa história deve ser repetir em muitos dos que estão aqui hoje. Somos frutos da educação pública, desde à escola, ao mestrado e doutorado. E compartilho dessa verdade de que servidores públicos têm o poder e a responsabilidade de mudar vidas para melhor”, avaliou o professor Gustavo Barbosa, que acompanhava a irmã Lídia Barbosa, nova professora da Faculdade de Nutrição.

“Vocês escolheram estar aqui, se dedicaram, estudaram, abdicaram de muito. Façam jus a esse desejo, se dediquem, deem o melhor, retribuam o financiamento público desta casa trabalhando da melhor forma possível, com todo o empenho e esforço”, disse a vice-reitora Eliane Cavalcanti.

Egressos retornam à universidade agora como servidores

Parte dos novos servidores já fizeram parte da instituição como estudantes. É o caso da docente Regina Camara Lins, lotada no Campus do Sertão. “Fico emocionada porque, neste momento, eu estou retornando para a minha segunda casa, para o meu lar. Eu vivi intensamente a Universidade durante a graduação: fui monitora, bolsista do PET. Ficava mais tempo aqui que na minha casa. Trabalhei como substituta e agora tomo posse como professora, sendo colega das pessoas que me formaram, é uma emoção sem tamanho”, avaliou.

Segundo a diretora do Iefe, Leonéa Santiago, a rotina intensa na Universidade durante a graduação se repete na vida funcional. “Em primeiro lugar, gostaria de desejar que vocês sejam tão felizes aqui quanto eu sou. E que vocês usem essa oportunidade para fazer a outras pessoas felizes. O funcionário público tem o poder de mudar vidas: a própria, em um emprego que garante certa estabilidade e conforto financeiro, mas principalmente a de outras pessoas, da população, muitas vezes a que mais precisa. E é a estas pessoas que precisamos nos dedicar”, afirmou. “A rotina na Ufal não permite tédio e muitas vezes exige muito. Vivemos aqui, muito mais que nas nossas casas, mas o trabalho é muito gratificante”, complementou.

Christefany Braz Costa, que retorna à Ufal como docente da Escola de Enfermagem, se emocionou ao voltar à EEnf agora como professora. “Coração, alma e corpo inteiro de dedicação a esta casa, mais uma vez. Ver aqui, ao meu lado, as professoras que me formaram me enche de orgulho e de certeza das escolhas que fiz”.

Os novos servidores irão se apresentar às suas novas chefias e devem começar as atividades laborais nos próximos dias.