NTI avisa que problema de acesso ao SIG e ao Moodle foi resolvido

Sistemas estavam com restrições em alguns navegadores
Por Ascom Ufal
12/07/2022 11h26

O Núcleo de Tecnologia da Informação avisa à comunidade que o problema de acesso aos sistemas SIG (SIGRH, SIPAC e SIGAA) e a plataforma Moodle foi resolvido. Desde ontem (11), o acesso a esses sistemas passou a apresentar restrições em alguns navegadores, indicando que entrar nesses ambientes virtuais poderia não ser seguro.

No último final de semana, o NTI atualizou os certificados de segurança para todos os sistemas, que continuaram funcionando normalmente. Porém, alunos e professores informaram que estava havendo dificuldade no acesso. Alguns navegadores passaram a indicar que poderia haver risco de segurança, caso o usuário tentasse entrar nesses sistemas.

O diretor do NTI, Reinaldo Cabral, afirmou que, a partir da constatação do problema, foram emitidos novos certificados para todos os sistemas que estavam apresentando problemas e a situação foi normalizada.  “Manter os certificados de segurança íntegros e atualizados é imprescindível para manter a segurança dos dados enviados e recebidos pelos sistemas da Ufal. Desde ontem, alunos e professores estavam tentando acessar e não conseguiam, mas, agora, conseguimos resolver e o acesso está normalizado”, reforçou.

O Moodle é uma plataforma on-line usada para aulas na modalidade a distância. É uma ferramenta já bastante utilizada na Ufal pela Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied) e, também, nesse período de pandemia, pelas demais unidades e setores de capacitação.