Professores da Ufal fazem homenagens póstumas à docente Gláucia Machado

Falecida no último sábado (21), a professora era vinculada à Faculdade de Letras e fundadora do grupo Poéticas Interartes

Por Ascom Ufal
26/05/2022 13h29 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h37

Dona de um ruivo reluzente, um sorriso contagiante e uma incrível sintonia com as palavras, a professora Gláucia Vieira Machado deixa saudade e uma herança poética. Ela faleceu no último sábado (21) e recebeu muitas homenagens dos seus pares da Faculdade de Letras da Ufal (Fale).

“Gláucia Vieira Machado marcou profundamente a minha vida e a vida das inúmeras pessoas com quem conviveu e, especialmente, que orientou, na graduação e na pós-graduação, tanto na Universidade Federal de Alagoas, quanto na Universidade Federal da Paraíba, onde também atuou. Sua presença segue viva, intensa, inventiva, em nós, amigos/as, parentes, orientandos/as, colegas que tiveram o privilégio de conhecer essa professora, poeta e pesquisadora extraordinária. Nós que a amávamos estamos tristes com a sua passagem, mas também estamos cheios de lembranças preciosas desse convívio de alegria, força e aprendizado”, destacou a professora Susana Souto, sua amiga e orientanda de doutorado.

Susana coordena o grupo Poéticas Interartes, criado por Gláucia há 22 anos, onde desenvolveu pesquisas e realizou eventos nacionais e internacionais de relevância, em especial, para a divulgação de obras poéticas de grande inventividade.

A professora Gláucia Machado fez graduação e mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado na Pontifícia Universidade de São Paulo, em Comunicação e Semiótica. Seu excelente trabalho de mestrado sobre o poeta Torquato Neto, intitulado Todas as horas do fim, virou livro, publicado pela Edufal em 2005.

Ela atuou na Ufal como professora, coordenadora e pesquisadora da graduação e da pós-graduação, tendo, ao longo de sua carreira, formado muitos profissionais que hoje atuam exercem a docência na própria Ufal e em outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Desde a sua graduação na UFMG, Gláucia Machado desenvolveu vários projetos poéticos, como criação de revistas e publicação de antologias, tendo , ainda, publicado um livro de poesia intitulado Mundo torto, em 2010.

A Ufal lamenta essa perda, ao mesmo tempo em que presta condolências ao esposo, o professor Vinicius Fernando de Farias Meira, que também atuou na Ufal, aos seus filhos, Guilherme e Joaquim, e aos demais parentes e amigos.

“Este momento de despedida da professora Glaucia Vieira Machado na Faculdade de Letras reitera uma história de muita alegria e muito empreendimento na construção do saber e na força dos laços acadêmicos e afetivos. Ela foi e continuará sendo referência para muitos/as que trilham o caminho da literatura, mas que, antes, trilham o bom caminho do acolhimento e da convivência humana”, destacou a diretora da Fale, professora Rita de Cássia Souto Maior, adiantando que os professores estão preparando um documento com todas as homenagens escritas à professora Gláucia para entregar à família.