Sinfra orienta uso de manuais de arquitetura e sinalização

Servidores envolvidos nas atividades de construir, reformar ou adaptar ambientes na Ufal devem consultar documentos antes de submeter propostas
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
25/02/2022 11h30 - Atualizado em 04/03/2022 às 12h30

A equipe da Coordenadoria de Projetos, Obras e Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal elaborou quatro manuais com orientações sobre atividades de construção, reforma ou adaptação de ambientes na Universidade. Os documentos, disponíveis na Carta de Serviços abordam as áreas de projetos de arquitetura e paisagismos, sinalização de vagas de estacionamento e travessia, sinalização visual dos ambientes e projetos complementares de engenharia.

Daísy Mergulhão, gerente de Projetos da Sinfra, informa que os manuais são destinados a todos os servidores envolvidos nas atividades de construir, reformar ou adaptar ambientes dentro da Ufal. Ela também orienta que esses manuais devem ser indicados pela própria comunidade acadêmica a todo profissional que for contratado pela Universidade. A gerente destaca a importância dos responsáveis por essas áreas seguirem as recomendações a fim de “criar uma estruturação para o desenvolvimento de projetos, bem como sua execução, priorizando sempre a obediência às normas e leis vigentes, facilitando posteriores manutenções das edificações, uma vez que foram projetados e executados dentro das características da instituição”.

Elaborados entre os anos de 2019 e 2020, Daísy conta que esses manuais estão em constante atualização: “Buscamos proporcionar maior segurança, abrangência, especificações acuradas, conforto para toda a comunidade acadêmica, atendendo continuamente os requisitos legais, além de consolidar e transmitir conceitos, normas e preceitos que orientam a elaboração dos projetos nas respectivas áreas”.

Ainda segundo a gerente, as informações apresentadas nos documentos estão baseadas em cadernos técnicos de outros órgãos, normativos, leis, resoluções legalmente respaldadas e conta também com o conhecimento e a experiência técnica dos servidores envolvidos. “Algumas definições contidas nos manuais ampliam as recomendações existentes nas bases legais, visando o alargamento das garantias protetivas e inclusivas sem que haja prejuízo legal”, ressaltou.