HU: campanha de luta contra a Aids teve incentivo à testagem

Ação segue até o dia 13 de dezembro no Hospital Universitário
Por Raoni Santos - jornalista
09/12/2022 11h13 - Atualizado em 09/12/2022 às 11h17

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, na quinta-feira (1), a equipe multiprofissional, residência multiprofissional, estagiários de enfermagem da Unidade de doenças infectocontagiosas do Hospital Dia (HD), serviço do Hospital Universitário, realizou campanha educativa de sensibilização do público, distribuindo materiais educativos e incentivando a realização de testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do HU e nas Unidades Básicas de Saúde. 

A ação se encerra no dia 13, com rodas de conversa e grupo de adesão em evento direcionado aos trabalhadores e usuários, realizado em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 

A campanha incentiva e chama a atenção do público também para o combate ao preconceito, além da importância da prevenção, uso do preservativo e do entendimento dos processos que compõem a doença. Segundo a Assistente Social do HD-HU, Ana Márcia Agra, estas ações favorecem o diagnóstico, a testagem e o acesso, contribuindo para o controle da epidemia e da transmissão. “Temos percebido um crescimento de casos, pois hoje todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os CTAs realizam testes rápidos e as maternidades fazem testagem na hora do parto”, explica. 

O HU realiza desde 1998 o serviço de acompanhamento geral da população com HIV, disponibilizando aos pacientes em processo de tratamento medicação retroviral e acolhimento da UDIP/HD e da Residência Multiprofissional, dotada de assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, dentista e infectologista, pediatra e gineco-obstetra. 

Ao longo desses atendimentos, os usuários e parceiros são orientados no processo de cuidado e prevenção, através do desenvolvimento de materiais educativos, para além do uso da medicação. “A equipe volta suas ações para a integralidade do indivíduo, enxergando a saúde de forma mais abrangente no processo de cuidado. Além de reforçar informações da prevenção combinada, combate ao preconceito e estigma”, acrescenta a Assistente Social. 

No caso de gestantes, após a realização do parto, O Hospital Dia continua o acompanhamento, no qual a criança é acompanhada por um pediatra durante um ano na qualidade de criança exposta, e não infectada. O bebê tem direito a receber fórmula láctea mensalmente em virtude da sua genitora não poder amamentá-lo. 

Equidade já 

O tema do Dia Mundial da Aids deste ano do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) é “Equidade já”. A campanha destaca o papel das desigualdades de cunho social, econômico, jurídico e cultural como entrave no progresso para o fim da epidemia da AIDS.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 1º, há maior concentração dos casos de Aids em pessoas com idade entre 25 e 39 anos: 51,7% do sexo masculino e 47,4% do feminino pertencem a essa faixa etária. 

Serviço 

A Unidade de doenças infectocontagiosas do Hospital Dia (UDIP/HD) funciona das 07 às 19h. Já o CTA do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes funciona das 8h às 17h, fazendo testes rápidos diariamente para HIV, hepatites B e C e sífilis.