Coordenadores da Expedição São Francisco recebem título de Cidadãos Piranhenses

Sessão acontece nesta quarta-feira (14), às 15h, na Câmra Municipal de Piranhas
Por Rose Ferreira - jornalista
13/12/2022 14h21 - Atualizado em 05/01/2023 às 19h20

A contribuição científica, ambiental e social das Expedições do Baixo São Francisco motivou o prefeito Tiago Freitas, do município de Piranhas, a homenagear os coordenadores e professores da Ufal, Emerson Soares e José Vieira, com o título de cidadãos piranhenses. A proposta foi aprovada por unanimidade e os homenageados receberão a honraria nesta quarta-feira (14), às 15h, na Câmara Municipal de Piranhas.

“Os professores Emerson e Vieira, juntamente com todos os expedicionários, têm contribuído muito com o desenvolvimento do Baixo São Francisco, não somente nos 10 dias da Expedição em si, mas durante todo o ano, trazendo pautas ambientais e acompanhando as ações desenvolvidas nos municípios”, explica o prefeito e proponente do título, Tiago Freitas.

“Para nós, esse reconhecimento é muito importante, porque é muito mais do que uma valorização pessoal, é a valorização da ciência e da educação, por meio da universidade pública. Com as Expedições, a gente mostra que é possível fazer a diferença na sociedade e como a parceria entre a pesquisa científica e os gestores públicos é a chave para mitigar os problemas socioambientais que afligem os ribeirinhos e o próprio rio”, destacam os homenageados Emerson Soares e José Vieira.

Natural da cidade de Arcoverde-PE, Emerson Carlos Soares e Silva é engenheiro de pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mestrado em Biologia de Água Doce, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), doutorado em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e pós-doutorado em Ciências Aquáticas com reprodução de peixes marinhos, pelo Instituto Espanhol de Oceanografia.

Ingressou como professor da Ufal em 2006, lotado na Unidade de Penedo do Campus Arapiraca, e atualmente está no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), coordenando o Laboratório de Aquicultura e Análises de Água (Laqua). Além do programa de Expedições Científicas, Emerson Soares também coordena o programa de biomonitoramento do Baixo São Francisco, da Lagoa Mundaú e dos rios da APA Costa dos Corais, coordenou a força-tarefa do óleo que acometeu as praias de Alagoas e é membro titular do Grupo de Apoio Técnico (GAT) de espécies ameacadas de extinção do São Francisco.

José Vieira Silva é natural de Pedra Branca-CE, engenheiro agrônomo por formação, mestre e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Perito Criminal na área ambiental pela ANP/DPF, é professor da Ufal, no Campus Arapiraca, nas áreas de Ecofisiologia Vegetal e Agrometeorologia. Estuda e pesquisa na área de ecofisiologia de plantas cultivadas e nativas sob condições de estresses (hídrico e salino) e atua na recuperação de áreas degradadas e educação ambiental. É pesquisador e coordenador-geral do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) do Baixo São Francisco, da Ufal.

As Expedições Científicas do Baixo São Francisco são uma realização da Ufal, por meio do investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Semarh-AL e da Fapeal; e do apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Agência Peixe Vivo, Tanto Expresso, ICMBio, Emater-AL, Hanna Instruments, Colgate, Rotary Club Arapiraca, Triunfo Pedras, Grupo Coringa, Andrade Distribuidor LTDA e das seguintes instituições de pesquisa: UFRPE, UFBA, Unir, UFPB, UFS, INPI, UEFS e do IEAPM.

Para mais informações sobre a Expedição, siga o perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram e acesse a página .