Alegria de fim de ano para os novos servidores que tomaram posse na Ufal

Empossados destacaram relevância da universidade e alegria por integrar o corpo técnico e docente
Por Rose Ferreira - jornalista
21/12/2022 12h35 - Atualizado em 21/12/2022 às 13h00
Novos servidores empossados prlo reitor Josealdo Tonholo

O ano de 2022 está chegando ao fim e as expectativas se voltam para o ano seguinte, mas, para os oito novos servidores da Universidade Federal de Alagoas, o presente de Natal chegou antecipado. Fazer parte da maior instituição de ensino superior do estado é a coroação de uma trajetória de muita dedicação e esforço.

A cerimônia ocorreu no dia 12 de dezembro e foi conduzida pelo reitor Josealdo Tonholo, ao lado de Bruno Morais, diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP); Wellington Pereira, pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep); Rodrigo Bispo, pró-reitor de Graduação em exercício; Viviane Costa, da Coordenação de Desenvolvimento Pessoal (CDP/Progep); Fernando Cavalcanti e Dilson Ferreira, da direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Maria Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem; e José Marcos Gomes, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal).

A metade dos empossados vai compor o quadro docente do curso de Medicina do Campus Arapiraca. São eles: Danilo Bastos Bispo Ferreira, na área da Psiquiatria; Thalyta de Souza Rodrigues, pneumologista; Wagner Cid Palmeira Cavalcante, na Neurologia; e Tayrone de Miranda Barreto, na Clínica Médica.

A Faculdade de Serviço Social (FSSO), o Centro de Educação (Cedu), a FAU e o Instituto de Matemática (IM) também receberão novos profissionais. Eduardo Patrício da Silva, Luciene Amaral da Silva, Mara Rúbia Araújo Holanda e Iury Rafael Domingos de Oliveira também têm relação direta com a Ufal, por meio da formação acadêmica, e foram muito bem acolhidos por seus respectivos diretores ou representantes da unidade.

Eduardo Silva é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Ufal e agora também servidor administrativo. Com mestrado na área de políticas públicas voltadas à acessibilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo certamente será essencial nas discussões e implementações de acessibilidade nos campi da universidade. “Quero aqui manifestar minha alegria pela oportunidade em demonstrar meu valor, para servir à sociedade numa instituição tão respeitada como essa, o quanto eu tenho orgulho de ser aluno e agora também servidor”, declarou Eduardo, que também é paratleta e campeão mundial de luta de braço.

Tayrone Barreto, que estava como voluntário há um ano nas áreas de Clínica Médica e de Urgência e Emergência do curso de Medicina de Arapiraca, destacou o quanto compartilhar conhecimento é algo que ele traz de berço. “Eu nasci em Maceió, mas me criei em Viçosa e não fui alfabetizado na escola, minha mãe que me ensinou a ler em casa, eu devo demais a ela. No meu primeiro dia na sala de aula, eu disse a ela o quanto é uma sensação boa ensinar, ver os alunos aprendendo e agradecendo quando conseguem realizar um procedimento, por exemplo. Eu amo ser médico, mas ser professor é uma realização, por poder dividir o conhecimento que tenho, é impagável”, explicou Tayrone, emocionado.

Na oportunidade, o reitor Josealdo Tonholo salientou a importância da interiorização da Universidade e as oportunidades de transformação social que ela proporciona. “A política hoje tá muito amarrada no acesso à universidade, mas ela tem que focar também na permanência, trabalhando a acessibilidade de forma geral, precisamos que os estudantes entrem e tenham condições de permanecer. Mas, juntos, vamos resistir! Sejam muito bem-vindos a essa casa!”, declarou.

Maria Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem e decana da Ufal, também falou da importância da sensibilidade na sala de aula e do cuidado com o estudante: “Nós somos responsáveis pelo que fazemos e pelo que vemos, porque nós somos servidores públicos. Quando a gente galga esse lugar, além da capacidade técnica e competência, a gente tem que ter uma responsabilidade muito grande na questão da ética. Não tem como transformar a humanidade sem educação e sem professores comprometidos. E, para o exercício da docência, é necessário um corpo técnico igualmente muito competente. Parabéns a todos!”.