Trabalho da Ufal ganha reconhecimento e destaque em prêmio do TRF5

Parceria do Laboratório Easy (IC-Ufal) com a Justiça Federal de Alagoas rendeu prêmios em duas categorias
Por Ascom Ufal
22/11/2022 09h19 - Atualizado em 22/11/2022 às 12h31
Participantes da solenidade de entrega da premiação

Participantes da solenidade de entrega da premiação

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) premiou os vencedores da primeira edição do Prêmio Ridalvo Costa de Inovação. O evento foi realizado na Seção Judiciária da Paraíba (SJPB), no último dia 17, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistou o primeiro lugar na categoria Instituição Parceira. 

Já a Seção Judiciária de Alagoas (SJAL) empatou no primeiro lugar da categoria Órgão Inovexado junto com a Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN). Os prêmios são frutos da Residência em Inteligência Artificial da Ufal em parceria com a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A Residência é realizada pelo Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy-Ufal) e conta com oito alunos de graduação e pós-graduação. 

Para o professor Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação da Ufal, coordenador da Residência e do Laboratório Easy, os prêmios “demonstram a qualidade do trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação que a Universidade traz para a sociedade”. Márcio pontua ainda que os projetos desenvolvidos no âmbito da Residência com a JFAL trazem importantes benefícios à Justiça brasileira: “Um dos projetos que estamos desenvolvendo já fornece uma maior celeridade nos trabalhos de analistas judiciários, trazendo uma maior produtividade para as varas federais da JFAL. Em particular, o sistema que desenvolvemos já economizou quase 20 dias de trabalho dos analistas”. 

Para o diretor da 3ª Vara Federal, Gunnar Trennepohl, a Residência da Ufal com a JFAL “é o marco inicial de uma parceria que já rende bons frutos para ambas as instituições e que promete trazer ainda mais benefícios diretos para a sociedade alagoana, que é a destinatária final dos serviços públicos que prestamos”. Ele completa: “Os residentes estão ajudando a tornar o serviço da Justiça Federal mais célere, mais eficiente e capaz de direcionar a força de trabalho de nossos servidores para atividades mais nobres que garantirão uma prestação jurisdicional de qualidade”. 

A Residência também conta com a colaboração dos professores Baldoino Fonseca e Erick Barboza, do Instituto de Computação da Ufal e do Laboratório Easy. 

O diretor do Foro da JFAL, juiz federal André Granja, e o professor Erick Barboza, receberam os prêmios durante o 11º Encontro de Juízes Federais da 5ª Região. O prêmio Ridalvo Costa é uma iniciativa do TRF5 para incentivar projetos inovadores para o judiciário.