Servidores com teste positivo para covid-19 devem enviar resultado ao Siass

De acordo com IN, não será preciso apresentar atestado médico; formulários de preenchimento obrigatório também devem ser encaminhados por e-mail
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
24/01/2022 13h23

O aumento no número de casos de covid-19, registrado em todo o país, também foi constatado na Universidade Federal de Alagoas. No último dia 17, de 24 testes realizados com servidores da instituição que estavam com sintomas gripais, 18 apresentaram resultados positivos. 

O dado deixou a gestão central em alerta que, de imediato, suspendeu até 23 de janeiro as atividades presenciais consideradas não essenciais para conter a cadeia de transmissão. Outra medida mais recente foi publicação da Instrução Normativa (IN), no dia 21 deste mês, para estabelecer procedimentos a serem adotados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) em relação aos testes de covid-19 apresentados por servidores, a partir de 12 de janeiro de 2022. 

Por causa da grande procura por atendimento nas unidades de saúde, o pró-reitor da Progep, Wellington Pereira, explica que a instrução normativa tem o objetivo de agilizar o processo para que os servidores sejam afastados das atividades o quanto antes, seguindo os prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Em posse do teste com resultado positivo, antígeno ou RT-PCR, o servidor deve encaminhar, por e-mail, para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor [Siass]. Após análise, a equipe do Siass informará o número de dias que ficará afastado”, esclarece o pró-reitor ao acrescentar que é preciso preencher os formulários disponibilizados junto com a instrução. 

Pereira ainda informa que está analisando a possibilidade de convocar estudantes de Medicina e Serviço Social para acompanhar os servidores afastados. “O acompanhamento será feito por telefone. Em casos mais delicados, poderão realizar visitas também”, diz. 

A instrução normativa também orienta que os servidores que tiveram contato com pessoas com teste comprovadamente positivo deverão se afastar das atividades administrativas presenciais por 48 horas. Nesse período, devem realizar o teste de antígeno ou PCR e encaminhar a equipe Siass, nos casos em que o resultado for positivo. 

Abaixo, acesse a íntegra da instrução.