Jarman Aderico assume Pró-reitoria de Gestão Institucional da Ufal

Servidor já faz um trabalho estratégico na Proginst desde 2011
Por Manuella Soares - jornalista
21/01/2022 15h15 - Atualizado em 21/01/2022 às 16h18

Um servidor atuante e eficiente no trabalho que se propõe a fazer está no comando da Pró-reitoria de Gestão institucional. Jarman Aderico tomou posse na última segunda-feira (17), mas sua contribuição na Proginst já tem uma década.

“Jarman é um servidor da extrema confiança dessa gestão. Ele tem trabalhado nos últimos anos no planejamento institucional, particularmente com relação ao PDI, aos planos relacionados aos orçamentos paralelos como, por exemplo, os Termos Descentralizados de Execução. E já mantém um amplo conhecimento da Universidade, do funcionamento da Universidade e também da máquina pública federal. Então, nesse momento, é a pessoa mais indicada para liderar a Proginst”, destacou o reitor Josealdo Tonholo sobre o convite para Jarman ocupar a vaga deixada pelo professor Arnóbio Cavalcanti, que se aposentou.

Graduado em Administração pela Ufal, Jarman retornou à instituição como servidor efetivo em 2008 e poucos meses depois já foi convidado para chefiar a antiga Secretaria de Assuntos Jurídicos, do Departamento de Administração de Pessoal. Ele ficou no cargo até pedir remoção para a Proginst, onde realizou importantes projetos, se destacando pela forma dedicada e eficaz de trabalhar. Agora, com apoio do corpo técnico, assume o cargo de pró-reitor.

“A indicação do Jarman Aderico representa muito para nós técnico-administrativos, que ao longo do tempo temos conquistados espaços dentro da Ufal, sendo designados para ocupar cargos no primeiro escalão”, enalteceu o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington Pereira, lembrando que pela primeira vez na história da Universidade as pró-reitorias são lideradas de forma paritária: “das sete existentes, quatro são ocupadas por docentes e três por técnico-administrativos”.

Sobre o novo pró-reitor

Jarman Aderico ingressou na Ufal em 2008 e esteve a frente da atual Coordenação de Orientação Normativa (DAP). Atuou como membro de Associação Civil, sendo secretário da entidade (2010-2012) o que possibilitou participação em encontros nacionais com outras instituições do setor para estudar temáticas e desenvolver novas metodologias de planejamento, gestão e avaliação. A experiência trouxe como resultando o 1º Plano Educativo Institucional.

Na Proginst, ficou lotado na Coordenação de Planejamento, onde desenvolveu atividades na área de modelagem e projetos, além de atuar em Comissões de Processo Disciplinar e integra a Comissão de Gestão Pública e Desburocratização.

“Ele também tem amplo conhecimento do trato com os servidores e, pela experiência dele em Conselho Universitário, consegue interagir muito bem com os outros pró-reitores, os diretores e as representações de classe da Adufal e do Sintufal”, reforçou Tonholo.