Progep promove evento para apresentar a Ufal aos novos servidores

Pins aconteceu na última terça (31) e contou com a presença de mais de 60 profissionais
Por Jacqueline Freire – jornalista e Janaína Alves – relações públicas
01/09/2021 15h47 - Atualizado em 08/09/2021 às 18h55

Na terça-feira (31), mais de 60 servidores se reuniram de forma virtual na primeira edição do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins) deste ano. Na atividade, que durou o dia inteiro, técnicos e docentes foram apresentados aos diversos setores da Universidade Federal de Alagoas, desde pró-reitorias a setores administrativos, e receberam as boas-vindas da gestão.

O reitor Josealdo Tonholo abriu a programação, enfatizando a importância do evento para os novos profissionais da casa. “A chegada à Universidade, conhecer as esferas da gestão e os colegas de trabalho, tudo isso é fundamental para que a gente se sinta efetivamente acolhido. É um momento muito importante para quem vai construir uma carreira na Ufal. Desejo que vocês tenham sucesso e que sejam felizes aqui como eu sou”, disse.

Tonholo destacou que a Ufal tem ajudado a melhorar significativamente os índices de desenvolvimento em Alagoas. Ele lembrou aos novos servidores o papel deles como parte dessa construção e melhorias. “Vocês vão ter o desafio de construir a carreira com um compromisso pelo cidadão pelos próximos 30, 40 anos... Alagoas é hoje um estado muito melhor, mais seguro e desenvolvido e isso é graças à presença da Ufal nos últimos 60 anos e ao compromisso dos servidores em fazer bem o seu trabalho e fazer até mais do que sua função. Um exemplo é o Hospital Universitário, que durante a pandemia nos surpreende o tempo todo, com um nível de excelência profissional que recebeu elogios Procuradoria-Geral da União”, afirmou.

Após as considerações e boas-vindas do reitor e da vice-reitora Eliane Cavalcanti, os pró-reitores deram início às suas apresentações, onde contaram um pouco de sua história na Universidade e destacaram as ações de cada pró-reitoria.

Para Daniel Aubert, participante do Pins 2021, o evento foi bastante útil e proveitoso. “Achei um bom evento no geral, bem dividido ao longo do dia, com breves apresentações dos diversos setores de uma forma que o servidor conheça-os sucintamente”, explicou. O desenhista de Artes Gráficas, que tomou posse em 2020, disse que o programa é muito importante para que o servidor iniciante tenha uma noção geral dos setores, das pró-reitorias, dos campi da Ufal e assim saber onde deve buscar suporte quando precisar acessar algum serviço específico, como também ser apresentado aos diversos sistemas.

E digo isso como ex-aluno da Ufal. Mesmo tendo me formado aqui, o ‘mundo’ administrativo da instituição é um outro que o aluno não conhece tão bem. Então foi muito importante assistir essas breves apresentações das diversas partes que integram nossa querida Ufal”, explicou o servidor.

Setores Administrativos

A programação vespertina começou com explanações sobre os campi do Sertão e Ceca e suas estruturas, com especial enfoque aos cursos oferecidos em nível de graduação, especialização, mestrados e doutorados. Em seguida falou o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Reinaldo Cabral, sobre a estrutura e o funcionamento do setor no que diz respeito à segurança da informação, capacidade de armazenamento de dados do setor, até serviços como desenvolvimento de sistemas, e-mails, suporte à telefonia e ao monitoramento de câmeras dentro da Ufal.

O diretor do NTI também destacou o atendimento feito ao público da universidade por meio de telefone e e-mail. Outro destaque foi o Sistema de Gestão SIG, desenvolvido pela UFRN, e utilizado em mais com mais de 20 instituições de ensino superior.

As apresentações seguiram com a fala do ouvidor-geral da Ufal, Melchior Nascimento, que falou sobre o órgão de assessoramento, trazendo sua missão de atuar no acolhimento das manifestações, seja elogios, críticas, sugestões ou reclamações, e como instância de controle e participação social.

Houve ainda a participação da Assessoria de Comunicação, representada pela relações públicas Janaina Alves. Em sua fala, a servidora enfatizou a composição da equipe e a estrutura de núcleos que internamente se dividem para o atendimento das demandas da instituição. Além disso, a apresentação da Ascom contemplou os principais serviços e produtos desenvolvidos pelo setor que contribuem para a projeção de uma boa imagem da Ufal nos veículos de imprensa e na sociedade de um modo em geral.