Sala de cuidados e Progep trazem aulas de yoga para servidores da Ufal

Atividade acontece on-line pelo Google Meet, sempre às terças e quintas
Por Jacqueline Freire – jornalista
02/03/2021 14h50 - Atualizado em 03/03/2021 às 15h03

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e da Unidade Siass, em parceria com a Sala de Cuidados Antônio Piranema do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), disponibiliza aulas de Yoga para servidores. Por conta da pandemia da covid-19 as sessões acontecerão de forma remota na plataforma Google Meet.

As inscrições gratuitas podem ser feitas diretamente neste link. Os instrutores se alternam quinzenalmente e com horários diferenciados. As práticas remotas estão sendo guiadas pelo instrutor Hari Eudson, que já foi aluno do projeto em seu início e se formou instrutor pela tradição Sivananda. Ele conduz práticas ao grupo desde 2014.

As aulas também serão guidas pela instrutora Érica Vanessa, que também foi aluna do projeto em 2018, fez um curso de formação em Hatha Yoga em Maceió e começou a conduzir práticas no projeto durante a pandemia, de forma remota.

Segundo os instrutores, mesmo de forma on-line, é possível experimentar os benefícios da Yoga que contribui para a saúde integral do ser. “Alguns de seus benefícios que podem ser descritos, são: alívio do estresse; aumento do foco e concentração; consciência corporal; equilíbrio; ferramenta de autoconhecimento; desenvolve a espiritualidade nos conectando ainda mais com o divino que nos habita”, explicaram.

As técnicas utilizadas na Yoga contribuem, segundo os praticantes, além de outras coisas, para o autoconhecimento. “Tem o objetivo de unir corpo, mente e espírito. Os asanas [posturas] são ‘apenas’ um dos caminhos, pois a prática, quando incorporada, é capaz de transcender os limites do tapetinho”, afirmaram.

O projeto

O projeto Yoga na Ufal existe há quase dez anos, desde julho de 2011. Iniciado pelo professor Vitor Lima, o projeto era ligado ao curso de Educação Física da Ufal. Em 2013 passou a ter a parceria com a Sala de Cuidados Antônio Piranema. “Nesses quase dez anos de prática Yoga na Ufal muitas pessoas foram beneficiadas, alguns praticantes que começaram a vivência no yoga nesse projeto já se tornaram instrutores, que estão espalhados pelo mundo. As práticas on-line são abertas para qualquer pessoa interessada, ou seja, para servidores da Ufal [docentes, técnico-administrativos e terceirizados], estudantes e para a comunidade de um modo geral, tornando-se um projeto de extensão, um dos três pilares do ensino superior”, concluíram.

As práticas seguem um rodízio semanal, com dias e horários diferentes para os dois instrutores, seguindo o cronograma abaixo:

Sessões para o mês de março

02/03 - terça às 16hs30 – com o instrutor Hari Eudson

11/03 - quinta às 20h – com a instrutora Érica Vanessa