Ministério da Economia suspende prova de vida até dia 31 de março

Beneficiários devem evitar ir aos bancos por conta da covid-19; salários não serão afetados
Por Ascom Ufal
27/01/2021 17h11 - Atualizado em 27/01/2021 às 19h17

Em portaria publicada nesta quarta (26) no Diário Oficial da União, o Ministério da Economia prorrogou a interrupção do bloqueio de benefícios nos meses de janeiro e fevereiro para pagamentos até o fim de março. A medida se deve ao aumento dos casos de covid-19 e deve valer para beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

De acordo com Bruno Morais, diretor do Departamento de Administração de Pessoal da Ufal, uma nova metodologia de prova de vida deve ser publicada durante esse tempo, na qual o aposentado poderá realizar a comprovação a distância.

“Quem não fez a comprovação desde 2020 até março de 2021 não terá salário suspenso. Pedimos que os beneficiários evitem ir aos bancos, pois não terão cortes de salários por conta da prova de vida nesse período”, explica Bruno Moraes, diretor do DAP da Ufal.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Mais informações enviar e-mail para ccad@dap.ufal.br ou WhatsApp para (82) 3214-1108.