Nova edição da Revista Caeté traz Dossiê sobre Filosofia Contemporânea

De acordo com organizadores, dossiê tem propósito geral de refletir de forma crítica sobre o que ocorre em nossa época
Por Ascom Ufal
17/09/2020 13h30 - Atualizado em 17/09/2020 às 15h27

A nova edição da Caeté – Revista de Ciências Humanas já está disponível e pode ser conferida neste linkNesse mais recente volume, além dos artigos sobre o Grupo de Turismo Ecológico Veredas da Caatinga e o Sentimento de Infância na Contemporaneidade, os leitores poderão conferir um Dossiê sobre Filosofia Contemporânea.

Organizado pelos docentes José Roberto da Silva (Campus do Sertão - Ufal), Henrique Cahet (Ufal) e André Ferreira (UFPE), o dossiê é resultado de parte das pesquisas de pós-doutorado do professor José Roberto, na UFPE, e de doutorado do professor Cahet, na Universidade de Évora, Portugal.

“O dossiê tem o propósito geral de pensar e assumir posição crítica diante do que ocorre em nossa época. Nesse sentido, ele atende a necessidade acadêmica de promover publicações de pesquisas que se orientam a abordar temáticas atuais a partir de pensadores contemporâneos”, explica o pesquisador e professor do curso de Filosofia do Campus A.C. Simões, Henrique Cahet.

Ele destaca que todos os textos publicados estão relacionados às pesquisas desenvolvidas por seus respectivos autores. “Assim, esta publicação, resultado da articulação acadêmica da Ufal com outras universidades, apresenta artigos inéditos ao público acadêmico e em geral que são capazes de pensar o nosso modo de ser no mundo”, acrescenta.

Ao falar sobre a temática dos artigos, Cahet destaca que se referem, sobretudo, aos filósofos Nietzsche, Heidegger e Althusser, “de modo a constituir um caminho para uma reflexão rica sobre o tempo, a educação, a ciência, a angústia e os aparelhos de dominação do estado”.

Sobre Nietzsche, o pesquisador aponta o texto de sua autoria que “convida a pensar uma pedagogia trágica a partir da obra O Nascimento da tragédia [1872] e, deste modo, permitir uma reflexão sobre os fazeres científicos e acadêmicos”.

Ele também cita a produção dos autores Roberto Sávio Rosa, Gianluca Cuozzo, Iago Melo de Oliveira Sena e da autora Aline Gonçalves de Carvalho. Nesse artigo, analisa o docente, eles “realizaram uma nova interpretação a respeito da recepção do pensamento nietzschiano no Brasil e revelam os resultados da pesquisa de pós-doutorado realizada na Itália pelo professor Roberto Sávio Rosa”.

O docente ainda destaca a tematização do tempo apresentada no dossiê, nomeadamente, no artigo Heidegger e a desconstrução da Metafísica: Reflexões desenvolvidas a partir do parágrafo seis de Ser e Tempo, “porque apresenta a original compreensão da tematização do tempo em Heidegger”.

Mais sobre a revista Caeté

Com publicação semestral, o periódico Caeté foi criado em 2019 pela Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos, em parceria com o colegiado do curso de Licenciatura Plena em História do Campus do Sertão da Ufal.

O objetivo da revista é divulgar estudos acadêmico-científicos, concluídos ou em andamento, regionais, nacionais e internacionais, no campo das Ciências Humanas, com foco em Antropologia, Arqueologia, História e Filosofia.