Conselho da Edufal aprova medidas para modernizar ações da editora

Novo regimento se adapta às necessidades do mercado editorial
Por Manuella Soares - jornalista
14/09/2020 16h57 - Atualizado em 14/09/2020 às 17h25

O Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) está com o olhar voltado para o futuro. Buscando atualizar as políticas internas para se adequarem às exigências do mercado editorial, várias ações foram colocadas em prática com o aval do Conselho.

Na última reunião, realizada quinta-feira (10), foi aprovado o novo regimento da Edufal. O documento anterior era datado de 1989, e o objetivo é regular e orientar a política editorial da Edufal atendendo às dinâmicas, especialmente, do subsetor dos livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP). A atualização do documento segue ainda as mudanças ocorridas nos últimos dez anos, a exemplo do crescimento das publicações de livros eletrônicos, os e-books, formato que tem destacado e projetado os CTPs.

"Finalmente, a Edufal dispõe de um instrumento que pode orientar e nortear as nossas ações mais estratégicas e também as nossas práticas e decisões cotidianas. Agradeço ao Conselho Editorial, que entendeu a necessidade de apreciar, discutir e aprovar o nosso novo regimento. O regimento segue agora para a tramitação junto às instâncias técnicas e administrativas da Universidade, para, por fim, ser submetido ao crivo e à aprovação do Conselho Universitário [Consuni]”, destacou o diretor, Elder Maia.

Além de modernizar as ações, o Conselho Editorial quer facilitar a busca aos livros. Para isso, aprovou o sistema de classificação dos títulos na Edufal junto ao Repositório Institucional da Universidade (Riufal). Com a catalogação nesse formato, o acesso é mais simples e o leitor vai poder encontrar as obras de interesse numa pesquisa rápida por meio do site.

A iniciativa partiu da professora Adriana Nunes e contou com a contribuição da servidora e bibliotecária Maria Lessa. “O sistema de classificação é muito relevante, pois classificará, de acordo com os sistemas técnicos de classificação e de busca de livros, as novas e futuras obras publicadas pela Edufal, tanto no formato impresso quanto eletrônico”, reforçou Maia.

Parceria que impacta nos eventos

A Edufal também está abrindo as possibilidades para desenvolver atividades de extensão, cultura e captação de recursos. Os conselheiros editoriais autorizaram a tramitação do Programa Travessia, numa parceria entre a Editora e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A ação estratégica de médio prazo vai permitir renovar as perspectivas de captação de recursos, planejamento e execução das atividades culturais e de extensão realizadas pela Ufal. Os impactos positivos já podem ser sentidos em grandes eventos, como a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em 2021.

O Programa Travessia vai ser enviado para apreciação técnica da Fundepes e, em seguida, submetido à aprovação do Consuni.