Membros do Conselho Superior são empossados para o biênio 2016-2018

Cerimônia foi marcada por depoimentos de agradecimento e de defesa da instância máxima de deliberações da Universidade

06/09/2016 09h28 - Atualizado em 08/09/2016 às 13h37
Conselheiros atuarão no biênio 2016-2018

Thâmara Gonzaga – jornalista

O Conselho Superior da Ufal já está com sua nova composição para o biênio 2016-2018. Os conselheiros eleitos, em eleição realizada no dia 1º de setembro, tomaram posse nesta segunda-feira (5). Os representantes titulares dos segmentos docente e técnico, com seus respectivos suplentes, foram empossados pela reitora Valéria Correia, presidenta do Consuni.

Em seu pronunciamento, a reitora reconheceu o trabalho realizado pelos integrantes da Comissão Eleitoral no processo eletivo e parabenizou “a equipe pelo trabalho coordenado com lisura e dedicação”. Ela também fez um agradecimento aos docentes e técnicos que estavam se despedindo das atividades do Consuni. “Foram dois anos de profícuos debates, de forma coerente e institucional, para o crescimento da Universidade”, ressaltou.

Aos que chegaram para atuar no Conselho, Valéria Correia desejou as boas-vindas e falou sobre “a importância do espaço deliberativo da Universidade, local das discussões que definem os rumos da instituição e da defesa rígida da Ufal”.

O novo conselheiro Josealdo Tonholo, professor do Instituto de Química e Biotecnlogia (IQB), declarou que chega com disposição para somar. “Trago minha experiência, adquirida em participações anteriores neste Conselho e também em cargos de gestão, para ajudar na construção de uma Ufal com mais retorno para a população alagoana”. Já a docente do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Rachel Rocha, ressaltou o espírito de colaboração. “Já tive oportunidade de participar do Consuni e quero parabenizar as categorias de docente e técnico pela participação. O espírito de quem compõe o conselho é de trabalhar, de colaborar em prol da Ufal”, afirmou.

O técnico-administrativo lotado na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), João Paulo Fonseca, agradeceu a votação recebida e falou sobre a “honra de participar do Consuni, representar os técnicos e defender os interesses da categoria harmonizando com o interesse público”. Lotado no Campus Arapiraca, o técnico José Edson Lima, espera “contribuir com proposições e que elas avancem em resolutividade”. “Sinto-me honrado e entendo a importância desse espaço. Quero apresentar os anseios e demandas do segmento técnico e também dos campi do interior”, defendeu.

Para a nova conselheira Lenilda Luna, jornalista da Assessoria de Comunicação, a sua participação será para defender a Ufal como local de oportunidade para ascensão social dos jovens alagoanos. “Reconheço as pautas específicas do segmento técnico e vou lutar por elas, mas vejo a Ufal como um conjunto. Ao longo do meu trabalho, conheci pessoas que mudaram de vida por fazer parte da Universidade e é para isso que quero contribuir, para defender uma Ufal aberta para a sociedade alagoana”, afirmou.

Para Risonilda da Silva, servidora lotada no Hospital Universitário (HU), ser eleita para o Consuni representa “um retorno à casa”. “Já fui conselheira duas vezes e agradeço aos votos dos meus pares. Fico muito feliz. Aqui é um local de muito aprendizado e onde conquistei maturidade política”, relatou.

Ao falar para os presentes e membros recém-empossados, os conselheiros que se despediram do Consuni expressaram a satisfação por ter feito parte da maior instância deliberativa da Universidade. “Desejo as boas-vindas aos novos integrantes e destaco a importância da continuidade do debate sobre a educação e a formação de professores”, destacou a docente do Centro de Educação (Cedu), Elza Maria. “Fazer parte do Conselho foi muito importante, participar das grandes decisões que passam por aqui”, comentou Giselle de Souza, servidora técnica lotada no HU.

“Saio com uma sensação de missão cumprida. Debates pautados no respeito, entendendo que o único objetivo é no sentido de deixar a Ufal mais forte, qualificada e referenciada para a sociedade. Fico muito feliz por ter protagonizado momentos tão importantes. Guardarei na memória”, disse a docente Ruth Vasconcelos.

Abaixo, confira os nomes dos conselheiros eleitos para o biênio 2016-2018 do Consuni.

Representantes da categoria docente

Alexandre Lima Marques da Silva (Ctec) / Suplente: Willamys Soares Silva (Campus Arapiraca)

Josealdo Tonholo (IQB) / Suplente: Adriana Guimarães Duarte (Ceca)

Amauri Barros (IM) / Suplente: Vinicius Del Colle (Campus Arapiraca)