Servidores da Ascom apoiam campanha de doação de medula óssea

Iniciativa do grupo aconteceu durante a ação pelo Dia Mundial da Saúde

08/04/2016 10h39 - Atualizado em 11/07/2023 às 17h27
Professora Lídia Ramires, coordenadora da Ascom

Professora Lídia Ramires, coordenadora da Ascom

Janaina Alves - relações públicas

Durante a ação pelo Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, os servidores e bolsistas da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal participaram do cadastramento para a doação de medula óssea.

Após assistirem a uma pequena palestra sobre os mitos e verdades sobre a doação de medula com a assistente social do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Fátima Braga, o grupo realizou a coleta de sangue e o cadastramento das informações pessoais que vão para um banco de dados internacional, a parti do qual poderão ser acionados caso haja compatibilidade com um possível receptor.

De acordo com Fátima Braga, alguns mitos são fatores preponderantes na decisão de ser tornar doador, e é preciso acabar com eles. "Muita gente pensa que a medula é retirada da coluna e isso gera um certo temor, mas na verdade é feita por meio de punção no osso da bacia, próximo as nádegas", explicou.

Outras atividades fizeram parte da ação pelo Dia Mundia da Saúde e aconteceram no hall da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Para saber mais sobre a programação, clique aqui.