Funcionários da limpeza da Ufal participarão de palestra sobre Aedes aegypti

Objetivo é capacitar equipe de terceirizados para identificar e combater os criadouros do mosquito

01/03/2016 15h00 - Atualizado em 24/03/2016 às 09h36
Márcio Jamerson, chefe da Divisão de Meio Ambiente

Thâmara Gonzaga - jornalista

A Divisão de Meio Ambiente (DMA) da Ufal irá promover, nos dias 17 e 22 de março, palestras de conscientização para os funcionários terceirizados que atuam na limpeza do Campus A.C. Simões e nas demais dependências da Universidade localizadas na capital.

Mais de 213 trabalhadores receberão informação sobre como identificar, prevenir e combater os focos do mosquito Aedes aegypti, além de conhecerem mais sobre as doenças transmitidas pelo inseto. As palestras serão ministradas por servidores da Secretaria Municipal de Saúde Maceió, no horário das 8h às 12h, no auditório da Reitoria.

O chefe da DMA, Márcio Jamerson da Silva, explica que já vem sendo feita uma campanha de sensibilização junto aos funcionários, com o apoio da empresa a que estão vinculados, para que todos participem da atividade. “Por questões estratégicas, uma vez que eles cuidam da limpeza interna e externa, decidimos iniciar as ações por essa categoria de trabalhadores, mas também iremos envolver docentes, técnicos e estudantes. É uma tarefa que, para ter êxito, vai precisar do engajamento de todos”, destaca Jamerson.

A Ufal é signatária do pacto nacional da Educação Brasileira contra o Zika vírus, mobilização liderada pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne estudantes, professores e técnicos das esferas federal, estadual e municipal em ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“O ambiente da universidade é grande e já tivemos conhecimento de diversos casos de dengue. Precisamos tomar consciência de que o problema vivenciado pelo país é de responsabilidade coletiva. A gente pode e deve ajudar”, alerta.