Eleição para o Sintufal mobiliza servidores da capital e do interior

Será nos dias 29 e 30 deste mês e três chapas concorrem ao pleito

24/03/2016 10h34 - Atualizado em 30/03/2016 às 12h12

Diana Monteiro - jornalista

Os servidores associados ao Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) escolhem semana que vem os novos dirigentes da entidade que registra na disputa três chapas: Chapa 1, União e Independência, liderada por Lenilda Luna e Jeamerson Santos; Chapa 2, Avançar com Responsabilidade, encabeçada por Iolanda Santana e Iracema Silva; e Chapa 4, Reconstruindo o Sintufal, tendo a frente Davi Fonseca e Evilásio Freire.

Pela primeira vez na história da categoria a eleição à direção do Sintufal transcorrerá em dois dias: dia 29, nos campi Arapiraca e do Sertão e suas respectivas unidades de ensino (Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema); e no dia 30, no Campus A.C. Simões, Espaço Cultural e Museu de História Natural. Ao todo serão 35 locais de votação, 36 urnas e 70 mesários nos dois dias.

A eleição se realizará de 8h às 18h em todos os campi da Ufal e a apuração dos votos e divulgação do resultado estão definidas para o dia 31. O Sintufal convoca estudantes da Universidade para desempenhar o trabalho de mesário, com remuneração de R$ 80. O interessado deve se inscrever no site do Sintufal ou na sede do Sindicato.

Cargos

A comissão eleitoral que tem como presidente e vice Emerson Oliveira e Tiago Felipe, respectivamente, vem se reunindo às terças-feiras, às 9h na sala do Sintufal, instalada no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões. Já nas quintas-feiras a reunião é marcada para 14h, na sede do Sindicato, localizada na Rua França Morel, Centro. Dentre as atribuições e competências da comissão estão processar e julgar originariamente as impugnações apresentadas aos candidatos e/ou chapas aos cargos da direção colegiada do Sintufal.

A direção do Sintufal é dotada de titulares e suplentes para os seguintes cargos: coordenação geral, coordenação de administração e finanças; coordenação de assuntos jurídicos; coordenação de aposentados e pensionistas; coordenação de comunicação, formação e política sindical; coordenação de direitos humanos, gênero, raça e etnia; coordenação de esporte e lazer; coordenação de administração patrimonial de informática; coordenação da mulher; e coordenação regional.