Conselho de Curadores aprova Relatório Anual de Gestão da Ufal

Documento segue para o Consuni votar homologação da decisão

22/03/2016 12h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Reunião do CURA aconteceu na segunda-feira (21)

Diana Monteiro – jornalista

Em reunião, na última segunda-feira (21), na Sala dos Conselho Superiores (Secs), o Conselho de Curadores (CURA) da Universidade Federal de Alagoas fez a análise e aprovação do Relatório Anual de Gestão referente ao exercício financeiro do ano de 2015, cujo documento, dotado de 313 páginas e anexos correspondem a ações relacionadas ao três campi e respectivas unidades de ensino. Participaram os representantes da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied).

Conforme parecer conclusivo, foram destacadas preocupações acerca da necessidade de um maior planejamento no tocante à execução de obras de infraestrutura e posteriores correções, fiscalização e o devido acompanhamento, a fim de se reduzir o montante da conta de restos a pagar do citado exercício financeiro, causando dificuldades de gerenciamento para o presente e o futuro. Também foi sugerida a padronização das tabelas disponíveis no item 2.4 que trata do desempenho operacional para a melhor apreciação e análise comparativa das metas e ações realizadas.

Segundo o documento, a atuação do CURA para o efetivo exercício de fiscalização econômica e financeira da Ufal e posterior parecer sobre o relatório analisado e aprovado, está condicionada à sua sistemática, que envolve estrutura, assessoramento e o planejamento. A aprovação do relatório foi recomendada por não existir “nenhum óbice de ordem legal ou contábil” e seguirá para o Superior Conselho Universitário (Consuni) para a devida homologação da decisão do Cura.

Órgão assessor

O Conselho de Curadores é um órgão de assessoramento do Consuni nos aspectos financeiros, patrimonial, contábil e orçamentário. É composto por um representante (eleito) de cada segmento; um representante indicado pelo Ministério da Educação (MEC); e um representante indicado por cada Conselho Regional: Contabilidade, Administração e Economia de Alagoas.