SBD convida HU para a 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia

Evento será realizado de 13 a 15 de outubro

07/10/2016 08h56 - Atualizado em 13/10/2016 às 14h59
Alberto Oiticica, atual presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Alagoas em entrevista à Gazeta

Alberto Oiticica, atual presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Alagoas em entrevista à Gazeta

Tamara Albuquerque - jornalista colaboradora

O dermatologista Alberto Oiticica Cardoso convocou o público a participar da 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia, que será realizada em Maceió no período de 13 a 15 deste mês. Em entrevista à Rádio Gazeta AM, o médico explicou que o objetivo do evento, cujo prazo de inscrição está aberto, é promover atualização de conhecimentos na especialidade com intuito de melhorar, cada vez mais, a dermatologia praticada em nosso Estado.

A jornada contará com a participação de mais de 30 dermatologistas,incluindo o staf do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Ufal) que atuam nas áreas clínica, cirúrgica, estética, entre outras da especialidade, e que vão dividir suas experiências e pesquisas com o público, que pode ser de outra especialidade médica já que a dermatologia interage com outras áreas. Os avanços tecnológicos e novas técnicas para tratamento e manejo de doenças serão destaques no evento, consolidado no calendário científico em nível nacional.

A jornada é dividida por temas de discussão, com palestras, conferências e cursos teórico-práticos. O evento traz como novidade a parceria do Grupo Brasileiro de Melanoma, que oferecerá o Curso de Atualização em Melanoma, coordenado pelo seu presidente Elimar Gomes. Este curso será gratuito a todos os participantes da jornada, inscritos através do site até a próxima sexta-feira, dia 7. Na lista de convidados conferencistas, que vão contribuir para enriquecer o conhecimento dos participantes nos grandes temas da dermatologia clínica, estão profissionais de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Amazonas, Tocantins, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e de Alagoas, que há 35 anos idealizou o evento, junto com profissionais de Pernambuco.

A dermatologia, segundo Alberto Oiticica, é a segunda maior especialidade médica em número de profissionais em Alagoas. A abertura do evento, que transcorrerá no Hotel Best Westem Premier (anteriormente Radisson Hotel Maceió), na orla da Pajuçara, será com o curso básico e avançado de preenchimento com ácido hialurônico, ministrado pela dra. Letícia Oba Galvão, a partir das 14 horas do dia 13, na quinta-feira.  A programação também inclui uma atividade inédita onde os profissionais apresentam ao público, em apenas cinco minutos, sua conduta diante de casos variados. Pelo menos 12 dermatologistas participam deste bloco, um dos mais dinâmicos do evento.

Na entrevista à Rádio Gazeta, Alberto Oiticica, que é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Alagoas,  esclareceu dúvidas e orientou ouvintes que ligaram para o programa Ministério do Povo, apresentado pelo radialista Rogério Costa. A maioria deles foi aconselhada a procurar um profissional da área para diagnosticar e resolver suas queixas, como rachaduras no couro do pé, manchas que estão crescendo na pele, brotoejas, queda de cabelo, vitiligo, entre outras doenças.