Professor lança livro sobre como as crianças usam as tecnologias para estudar

Obra é lançada como oportunidade para pais e professores

26/10/2016 08h00 - Atualizado em 27/10/2016 às 13h34
Edufal vai lançar livro do professor Fernando Pimentel

Redação Ascom

Em A aprendizagem das crianças na cultura digital, lançamento da Edufal, o professor Fernando Pimentel, apresenta os resultados de sua tese, quando estudou como as crianças usam as tecnologias digitais em suas estratégias de aprendizagem. O livro objetiva colaborar com pais e professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola na compreensão de como as crianças aprendem no contexto da cultura digital, permitindo um uso adequado, eficiente e eficaz das tecnologias digitais em sala de aula.

Nesta obra, escrita em linguagem acessível e com competência científica, Pimentel analisa como as crianças incorporam e usam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seus processos de aprendizagem, no contexto escolar e extra escolar, considerando que estas tecnologias fazem parte do cotidiano destas crianças e influenciam diretamente em seu desenvolvimento cognitivo. Resultado de pesquisa na área educacional que utilizou método misto e configurada como Estudo de Caso, se fundamentou nos estudos histórico-culturais, a partir de Vygotsky e na análise emergente do aprendizado em rede, de Siemens e Downes.

O leitor pode se surpreender com o resultado dos estudos, visualizando como os pais e as escolas ainda precisam compreender como usar as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Sua leitura remetendo-nos à reflexão de que as crianças inseridas na cultura digital apresentam particularidades significativas que devem ser compreendidas, refletem diretamente na forma como devem ser educadas. O livro reflete maneiras peculiares de interação com o mundo, conteúdos, professores e outros estudantes e, a necessidade de aprender novas formas de ensinar para o contexto da cultura digital.

Estruturado em seis capítulos, o livro A aprendizagem das crianças na cultura digital também apresenta a metodologia utilizada para a realização deste estudo, expondo o percurso, escolha e aplicação das técnicas de coleta, delineando e esclarecendo o passo-a-passo da pesquisa, no rigor que a ciência nos propõe, sendo uma sugestão de leitura para estudantes de cursos de especialização lato e stricto sensu.

Sobre o autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel é graduado em Pedagogia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2005), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e especialização em Docência do Ensino Superior na Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). É mestre em Educação Brasileira e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi professor de escolas públicas e particulares, tutor do programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (SED/MEC), e professor tutor da Universidade Tiradentes.

Pimentel tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutor e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, onde atuou como vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil.