1º Fórum dos Técnico-Administrativos discute política de qualificação de pessoal

Reitora participou da abertura e destacou importância do diálogo para enfrentar os desafios colocados para as universidades

20/10/2016 12h37 - Atualizado em 25/10/2016 às 15h11
Mesa de abertura do 1º Fórum dos Técnicos Administrativos da Ufal foi presidida pela reitora Valéria Correia. Fotos - Daniel Araújo

Mesa de abertura do 1º Fórum dos Técnicos Administrativos da Ufal foi presidida pela reitora Valéria Correia. Fotos - Daniel Araújo

Lenilda Luna - jornalista

Foi aberto, na manhã desta quinta-feira (20), o 1º Fórum dos técnico-administrativos da Ufal. O evento acontece dentro da programação da Semana do Servidor, organizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). "Queremos construir as políticas de gestão de pessoas com a participação dos servidores. Nossa proposta é que o fórum seja realizado a cada quatro meses, para ter tempo de executar os encaminhamentos de cada encontro", destacou a pró-reitora Carolina Abreu.

Presidindo a mesa de abertura, a reitora Valéria Correia explicou que voltou nesta madrugada de Brasília, onde foi defender os projetos da Ufal nas propostas de emendas parlamentares, porque queria estar presente na abertura do Fórum. "É uma iniciativa importante da equipe da Progep para garantir essa interlocução entre a gestão e os servidores técnico-administrativos. Defendemos essa relação de igualdade entre os trabalhadores técnicos e docentes da Ufal, porque as atividades fim não acontecem sem as atividades meio", ressaltou a reitora, sendo bastante aplaudida pelos servidores.

Os que vieram dos campi do interior foram destacados na cerimônia de abertura. "Saudamos a todos os servidores, mas de forma especial, àqueles que se deslocaram das cidades onde atuam por considerarem a importância desse diálogo. Assim como saudamos os trabalhadores do Hospital Universitário, que também integram a comunidade universitária da Ufal. Queremos debater as prioridades e estreitar a relação entre gestão e servidores, principalmente nessa conjuntura de crise financeira e, principalmente, uma grave crise política. Queremos reafirmar nosso posicionamento contrário à PEC 241, porque essa proposta tem um impacto negativo nos serviços públicos ofertados à população", enfatizou Valéria Correia.

A reitora falou ainda aos técnicos sobre a suspensão do trabalho dos bolsistas, que foi uma das primeiras medidas tomadas ao assumir a gestão da Ufal. " Sabemos das dificuldades que vocês técnicos enfrentaram com essa determinação, porque em muitos casos, os bolsistas contribuíam de forma direta para o funcionamento do setor. Mas havia irregularidades que precisavam ser corrigidas. A contrapartida laboral dos estudantes não é uma obrigação do plano de assistência estudantil. As bolsas são um incentivo ao estudo, permanência na Universidade e participação nas atividades acadêmicas", explicou a reitora.

Valéria Correia informou que um novo edital de estágios está sendo elaborado no grupo de trabalho sobre bolsas estudantis. "Esse novo edital vai garantir a participação dos estudantes nos setores em atividades que sejam formativas para eles e contribuam com a aprendizagem do curso em que estão matriculados. Eles vão contribuir com a Ufal, mas de forma regular e com todos os direitos salvaguardados", declarou.

Após a mesa de abertura, foi convidada a técnica Márcia Rangel, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para palestrar sobre a qualificação dos servidores. "É um grande prazer colaborar com esse momento na Ufal. Tenho 32 anos de carreira como servidora pública e considero que a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, instituída pelo Decreto 5.707,de 23 de fevereiro de 2006, é um marco importante para nossa categoria. Por isso deve ser conhecido e divulgado por todos", destacou a palestrante.

O debate sobre o decreto transcorreu durante o restante da manhã e as propostas levantadas foram encaminhadas para a Progep. A programação da Semana do Servidor prossegue até o dia 27 de outubro, com atividades como corrida, passeios e programação cultural. A próxima palestra será no dia 27, com o tema Qualidade na vida e no trabalho, com Mario Persona, a partir das 8h30. Em seguida acontece a palestra Do nada para lugar nenhum, com Fernando Peron.