Ascom publica relatório de atividades do ano de 2015

Setor presta contas à comunidade universitária, gestores e sociedade de toda produção desenvolvida ano passado

21/01/2016 20h27 - Atualizado em 03/02/2016 às 18h21
Ascom publica relatório de atividades do ano de 2015

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas publicou seu relatório de atividades do ano de 2015. Dando continuidade à divulgação das ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão da Ufal, a Ascom manteve o foco na comunicação externa, nos portais da instituição e intensificou a clipagem e a mensuração de resultados, a fim de obter e comprovar o quanto a instituição está sendo divulgada para toda a sociedade alagoana.

Somados, os portais Geral, Estudante e Servidor, que são organizados pelo setor no que diz respeito à administração e à publicação de notícias, foram contabilizadas 1.597 matérias, no período de 6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, prazo estipulado para produção de mais um relatório. "Com esse número, alcançamos a segunda maior produção anual de conteúdo, ficando atrás apenas do ano de 2013, quando produzimos 1.598. Merece destaque, inclusive, o crescimento de conteúdo do Portal do Servidor que, com 322 matérias, alcançou o maior número dos últimos quatro anos, mesmo com uma greve que durou quatro meses", destacou Simoneide Araújo, coordenadora do setor.

Além disso, os três portais administrados pela Ascom continuaram seguindo uma linha crescente com acessos não só no Brasil, mas também em vários países Estados Unidos, Índia, Portugal, França e Espanha. No que se refere às cidades, fora Maceió com 59% dos acessos, mensuramos acessos de Arapiraca, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, dentre outros. No total, foram mais de 14 milhões de acessos em 2015, cinco milhões a mais que no ano de 2014.

O relatório destaca ainda tópicos especiais sobre a Newsletter Ufal em Dia, a produção da segunda edição da Revista Saber Ufal, detalha as ações do Núcleo de Relações Públicas (Nurp) e apresenta um capítulo especial sobre a cobertura da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em novembro passado. Para conferir este e todos os outros produtos da Ascom acesse a página da Agência Ufal.

Desempenho na mídia: mensuração mostra resultados

"No quesito relacionamento com a imprensa, a Ascom continuou a cumprir seu papel e registrou ótimos índices em 2015. Mensuramos, por meio de nosso formulário de atendimento à imprensa, quase 700 solicitações dos mais variados meios de comunicação. Desse total, 280 foram exclusivamente sobre assuntos relacionados à gestão", apontou Simoneide Araújo.

A Ascom também conseguiu registrar ótimos resultados no que diz respeito ao desempenho da Ufal em jornais impressos, sites de notícia, TVs e rádios. Os dados comprovam o atingir da meta estipulada no início da gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha, em 2011, de aproximar ainda mais a Universidade de toda a sociedade.

Na mídia impressa, foram 1.133 inserções nos jornais O Dia Alagoas, Tribuna Independente e Gazeta de Alagoas. Neste último, foram contabilizadas 139 páginas com informações positivas e neutras (as negativas são registradas, mas não mensuradas), o que equivaleria a quase R$ 7 milhões em inserções.

Em TVs, foram 379 inserções, equivalentes a quase R$ 3 milhões, caso a Ufal tivesse de pagar pela divulgação de suas ações. Já em rádios, mesmo com toda dificuldade que o setor encontra no processo, foram mensurados, exclusivamente por meio do formulário de atendimento à imprensa, utilizado diariamente, um total de 94 inserções. Já nos sites de notícia, foram 4.235 inserções da Ufal em 2015.

"No geral, conseguimos mensurar a presença da Universidade nos meios de comunicação 5.809 vezes, dentre matérias, notas, entrevistas, artigos e capas de jornal. Com esse resultado, a Ascom obteve, no ano passado, um recorde em comparação aos últimos quatro anos. Em destaque, cito o mês de novembro que, durante seus 30 dias, registrou mais de 950 inserções da Ufal na mídia, número histórico para a instituição e nunca antes registrado", vibrou Simoneide.

Mais de 21 mil inserções na mídia em quatro anos

Com os excelentes resultados, o setor também elaborou uma soma dos últimos quatro anos e detectou a presença da Ufal, na mídia, por mais de 21 mil vezes.  Para Simoneide, o trabalho integrado entre os membros da equipe, foi o principal motivo do sucesso de mais um ano e, também, de todos os resultados obtidos.

"Estabelecemos contato, atualizamos nosso mailing, enviamos diariamente nossas produções textuais e fechamos, de 6 de dezembro de 2011 a 31 de dezembro de 2015, com um total de 21.195 inserções da Ufal nos meios de comunicação. Acredito que encerramos mais essa prestação de contas para a comunidade universitária, para os gestores e para toda a população, com o sentimento de que a nossa missão foi cumprida com bastante sucesso", concluiu Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom até a última quinta-feira, 21 de janeiro.