Nucli alerta para consequências das faltas nos testes TOEFL-ITP

Candidatos ausentes ficarão impedidos de repetir o exame por pelo menos nove meses

10/02/2015 15h30 - Atualizado em 11/02/2015 às 18h28

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Núcleo de Línguas (Nucli) da Ufal, responsável pela realização gratuita dos testes de proficiência em Língua Inglesa TOEFL-ITP - Test of English as a Foreign Language (teste de inglês como uma língua estrangeira), Institucional Testing Program (Programa Institucional de Testes), alerta aos candidatos para as consequências da ausência nos dias da prova. Os candidatos faltosos podem ficar impedidos de realizar o teste por, pelo menos, nove meses.

De acordo com o coordenador do Nucli, Sérgio Ifa, esta é uma recomendação do Ministério da Educação (MEC), que consta no item 7.3 do edital do processo seletivo TOEFL-ITP (em anexo), gratuito, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Inglês).

Além disso, o professor lamenta as constantes faltas, porque quanto maior o número de testes realizados, maior a quantidade de cursos de inglês disponibilizados para Ufal. "Digo que as ausências são ruins porque são pessoas que poderiam fazer cursos e sinalizar para o MEC que temos demanda para ampliar a quantidade de cursos de inglês para os alunos e servidores da Ufal", explicou.

É importante frisar que o candidato pode cancelar sua inscrição no exame até três dias antes da data marcada para prova, quando o sistema conclui e gera a lista final dos inscritos. E, ainda, em caso de ausência por motivos de saúde, poderá apresentar atestado médico à comissão organizadora do TOEFL-ITP na Ufal.

O exame, que tem como finalidade avaliar a habilidade da fala e a compreensão da Língua Inglesa em nível acadêmico, pode ser feito por alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos da Ufal, com matrícula Siape ativa há, pelo menos, seis meses e permite sua participação em cursos presenciais do Nucli, no curso online MEO (My English Online), além de dar aos alunos a chance de participarem de programas de intercâmbio internacional.

A recomendação é que os inscritos não faltem às provas e que em caso de dúvidas e para mais informações entrem em contato pelo e-mail: isf.ufal@gmail.com.

Começam testes de proficiência, mas inscrições podem ser feitas até junho