Ufal publica edital para distribuição interna de vagas para titular-livre

As unidades acadêmicas têm até 29 de setembro para inscrever seus pedidos, seguindo requisitos do edital 01/2014-GR

11/09/2014 18h05 - Atualizado em 17/09/2014 às 12h29

Simoneide Araújo – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas fará concurso para professor titular-livre, mas, para isso, publica o Edital 01/2014-GR para distribuir internamente as três vagas liberadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).  As unidades acadêmicas de Maceió e os campi fora de sede têm até 29 de setembro para protocolar suas propostas e entregar na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), no horário das 9h às 17h.

O Ministério do Planejamento autorizou, por meio da Portaria nº 159, publicada no Diário Oficial da União, em maio deste ano, a realização de concurso público para universidades federais, vinculadas ao Ministério da Educação. São 150 vagas para o cargo de professor titular-livre do magistério superior, distribuídas em 59 instituições do País.

As três vagas disponíveis na Ufal para o cargo de titular-livre, em regime de dedicação exclusiva, estão previstas conforme a Portaria do MPOG nº 159, de maio de 2014. Caso surjam novas vagas para o mesmo cargo durante a vigência do Edital 01/2014-GR, a distribuição das mesmas vai considerar as unidades concorrentes ainda não contempladas, seguindo a ordem de classificação no resultado final.

As unidades acadêmicas devem fazer os pedidos de inscrição para concorrer às vagas disponíveis obedecendo a minuta do requerimento que está no Anexo I do Edital 01/2014-GR. Também deve constar no pedido o projeto acadêmico, que terá de ser estruturado de acordo com o proposto na Portaria nº 1.187/2014-GR.

A relação com os pedidos de inscrição recebidos será publicada no Portal da Ufal até 1º de outubro próximo. O processo de seleção das candidaturas será organizado por uma comissão composta de representantes das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex).

No entanto, a análise e o julgamento das propostas entregues à Progep serão feitos por uma comissão examinadora, formada cinco professores titulares de outras instituições convidados pela Ufal. A avaliação levará em consideração projeto acadêmico, com peso 3, e desempenho da unidade, com peso 7.

As unidades contempladas dentro do número de vagas ofertadas no edital deverão apresentar o perfil para abertura de concurso público para a vaga no prazo de dois dias úteis a partir da divulgação do resultado final. Para mais informações, basta consultar o edital em anexo.