Sarau cultural e visita de alunos da rede pública são destaques na SemaBio

Evento realizado pelo ICBS é o mais longevo da Ufal.
Por Thâmara Gonzaga e Jacqueline Freire – jornalistas / Renner Boldrino - fotógrafo
05/09/2023 15h49 - Atualizado em 05/09/2023 às 19h50
Abertura da Semana de Biologia contou com a participação da gestão central da Universidade, docentes e estudantes do ICBS

Abertura da Semana de Biologia contou com a participação da gestão central da Universidade, docentes e estudantes do ICBS

Evento mais longevo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a 37ª edição da Semana de Biologia (SemaBio) teve início na manhã da última segunda-feira (4). A mesa de abertura foi realizada no auditório da Reitoria e foi prestigiada por integrantes da gestão central da Universidade, docentes e estudantes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), unidade responsável pela realização da Semana.

A palestra Interação humano-animal-planta-ambiente: o biólogo na saúde única, ministrada pela professora Jaqueline de Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), fez parte da programação de abertura.

Estou muito feliz de estar aqui hoje. Foram meses trabalhando para o evento. Dias de dedicação e ideias. Esse evento é realizado pelo e para os estudantes, mas feito para unir todo o ICBS. Meu sentimento é de gratidão e de entusiasmo”, destacou a docente Amanda Lys dos Santos Silva, coordenadora da 37ª SemaBio, ao receber os participantes. O vice-coordenador do evento, professor Aleilson da Silva Rodrigues, reafirmou que o sentimento era de gratidão pelo compromisso assumido por toda comunidade acadêmica e que o foco é fazer um evento cada vez mais forte.

Até a próxima quarta-feira (6), estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, docentes e profissionais da área participarão de palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas no ICBS, localizado no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió. As novidades desta edição são a realização do sarau cultural e a visitação de escolas dos ensinos médio e fundamental.

É uma alegria ver esse evento acontecendo, um dos mais esperados pela comunidade do curso de Biologia. Quero parabenizar discentes, professores e técnicos engajados e pelo trabalho coeso que foi realizado”, reconheceu o discente Devid Tenório dos Santos, presidente do Centro Acadêmico Enraizando em Terras Secas. Quero agradecer o convite e parabenizar a comissão organizadora pelo evento”, reforçou o técnico em assuntos educacionais, Thiago Pessoa, que integrou a mesa de abertura do evento.

A partir desta edição, a SemaBio passou a compor o quadro de Atividade Curricular de Extensão do ICBS. O evento, que tem como objetivo promover a integração e o intercâmbio de conhecimentos, a partir da união das atividades de ensino, pesquisa e extensão, é realizado por uma comissão de docentes e estudantes dos cursos licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas.

O coordenador do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, professor Olagide Wagner de Castro, ressaltou que o evento é uma ocasião para mostrar para a comunidade da Ufal e também para a externa o que a Biologia realiza. “O evento é uma excelente oportunidade para as pessoas entenderem um pouco melhor que a Universidade desenvolve. Pesquisas de ponta e de impacto, mas que nem sempre chegam ao conhecimento da sociedade. É uma chance fantástica para mostrar a importância da Ufal, do que fazemos em ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Emocionada, a coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, professora Maria Danielle Araújo Mota, agradeceu a presença dos participantes. “Que seja uma jornada de descoberta e partilha de conhecimento. Mergulhem no evento, conheçam assuntos que englobam os mistérios da vida até os avanços mais recentes da área, façam perguntas. É uma oportunidade para fortalecer a comunidade acadêmica”, afirmou ela.

A realização da Semabio conta também com a participação dos programas de pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), em Ciências da Saúde (PPGCS), Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-Dibict), Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) e Ciência Animal (PPGCA).

O pró-reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros, ao falar para os presentes, destacou as pesquisas no ICBS e sua presença significativa em várias áreas. “É um evento inspirador, um momento rico de diálogo com a comunidade e de integração da graduação com os programas de pós-graduação”, disse Barros. Presente à cerimônia de abertura, o diretor do ICBS, professor Renato Santos Rodarte, falou da satisfação de participar de mais uma edição do evento. É um prazer estar aqui. Uma Semana feita pelos alunos e para os alunos. Convidem seus colegas para participarem. Há uma vasta gama de assuntos contemplados pelo evento. É um momento muito rico”, comentou.

O pró-reitor Estudantil (Proest), Alexandre Lima da Silva, representando o reitor Josealdo Tonholo, destacou a programação do evento e a novidade de trazer as turmas dos ensinos médio e fundamental para SemaBio. “Esse é um tipo de atividade que estimula o estudante, ao articular ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o convite é para que vocês usufruam das várias atividades ofertadas”, afirmou.

Mais sobre o evento

Na edição deste ano, a programação da Semabio conta com temas como fisiologia do sono, genética forense, ecossistemas costeiros, uso abusivo de medicamentos, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), atuação do biólogo pós-pandemia, entre outros.

De acordo com a professora Amanda Lys Silva, são 800 inscritos no evento. "Como é uma atividade integrada à extensão, convidamos 400 alunos da educação básica para atividades elaboradas especialmente para eles. Os números que temos são: 91 trabalhos aprovados, 19 palestras, 17 minicursos, 12 oficinas, dez escolas participantes, três mesas-redondas, dois BioCafé. Além do Sarau, a Exposição Gabriel Skuk de Fotografia e Ilustração Científica e a Exposição de Produtos Educacionais", comemora.

Organizada por uma comissão de professores e alunos do ICBS e apoiada pelo Centro Acadêmico Caetés Enraizando em Terras Secas, a Semana de Biologia é dirigida a alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins, de cursos técnicos, tecnológicos, técnicos de laboratórios, de órgãos governamentais e profissionais liberais que atuam nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins.

Para acompanhar as novidades sobre o evento, acesse o site.