Estudante de Educação Física é tetracampeão brasileiro de Karatê

Carlos Daniel Silva venceu mais de 45 atletas na modalidade “kata”
Por Jacqueline Freire - jornalista
27/09/2023 13h33 - Atualizado em 29/09/2023 às 15h53
Carlos Daniel Silva venceu mais de 45 atletas na modalidade “kata”

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem colecionado campeões em diversas modalidades esportivas. No início do mês, foi a vez de Carlos Daniel Silva, estudante do curso de Educação Física, se tornar tetracampeão brasileiro de Karatê. Competindo na modalidade “kata”, Daniel venceu mais de 45 atletas de todo o Brasil além de três argentinos no 30º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado em São Paulo, de 14 a 17 de setembro.

Natural de Roteiro - AL, Daniel Silva tem 22 anos e desde os 13 começou a vida de treinos, quando um primo o convidou para conhecer a arte marcial através de um projeto social. “Faço parte desse projeto até hoje. De início não tinha grades expectativas e jamais imaginei chegar onde estou. Mas ao longo da prática fui vendo que eu levava jeito para o karatê, e aí comecei a levá-lo a sério!”, lembra.

Buscando evoluir como atleta, Carlos, que chegou recentemente da Escócia em outro campeonato mundial, agora está entre os karatecas mais respeitados do Brasil. O alagoano levou a Universidade Federal de Alagoas e o estado de Alagoas para o lugar mais alto do pódio, garantindo a vaga para o Campeonato Mundial de karatê, que acontece em 2024 no México. “Isso faz com que eu queira me dedicar mais também aos meus estudos, pois foi através do karatê que consegui ingressar na Universidade”, afirma.

Ele conta que sua preparação para o mundial já começou. “Tenho uma equipe que está trabalhando muito para que eu possa chegar lá e ser campeão Mundial! Tenho totalmente condições disso! Mas claro preciso trabalhar duro em cima na questão de treinos, alimentação, descanso e psicológico”, diz.