Ufal realiza seminário para socializar atividades do Pibid e Residência Pedagógica

Evento acontece nestas quarta e quinta, 9 e 10 de agosto, em Maceió e Arapiraca
Por Jacqueline Freire - jornalista
08/08/2023 15h50 - Atualizado em 08/08/2023 às 15h51

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de agosto, o Seminário Integrado de Socialização das Atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A ideia é reunir seus integrantes e a comunidade em torno da socialização das atividades vivenciadas e realizadas na primeira etapa dos programas.

As atividades acontecem em Maceió, no Campus A. C. Simões, no dia 9 e em Arapiraca, no Campus Arapiraca, no dia 10. Segundo a professora Danielle Araújo, coordenadora do Pibid , durante dois dias a comunidade acadêmica terá a oportunidade de conhecer as ações dos programas e as licenciaturas envolvidas. “É um momento de socializar as ações desenvolvidas pelos programas Pibid e PRP nas escolas”, destaca.

O pró-reitor de graduação da Ufal, professor Amauri Barros ressalta a importância da participação de estudantes e da comunidade. “Queremos realizar diálogos e partilhas em torno da formação de professores em Alagoas, a qual vem sendo promovida pelas ações dos Programas”, avisa.

Amanhã (9), a palestra de abertura no auditório da Reitoria, discute, a partir das 10h, a construção profissional docente: Pibid e PRP como potencializadores da formação e da reflexão sobre a prática, com a professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Danielle da Silva Ferreira. Já em Arapiraca, no mesmo horário, só que no dia 10 de agosto, a palestra versará sobre o tema do professor-pesquisador e o pesquisador-professor frente ao Pibid e PRP, e será proferida pela Natércia de Andrade Lopes Neta, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), no auditório Geral do Campus Arapiraca.