Projeto lança campanha de adoção de jumentos que seriam abatidos

Iniciativa é uma das atividades do projeto que tem se destacado em eventos científicos
Por Ascom Ufal
12/06/2023 17h12 - Atualizado em 13/06/2023 às 10h15

“Adote um jumento” é o apelo do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Canal de Adoção (Programa de Apoio aos Animais). A campanha foi lançada no último sábado (10) e já conta com apoio coletivo.

“Eles ainda não têm um lar, mas já apareceram muitos interessados”, destacou o coordenador, o professor Pierre Escodro. A iniciativa tem o propósito de viabilizar a adoção responsável de 13 animais que foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Paulo Afonso (BA) porque estavam sofrendo maus-tratos e teriam como destino o abate para a venda da carne e da pele ao comércio de países asiáticos, a exemplo da Tailândia e da China.

Alguns dos animais chegaram ao grupo em Junho do ano passado e os outros no último mês de maio, quando a campanha começou a ser planejada. Todos estão disponíveis para adoção com a vacinação em dia, desverminados e sem ectoparasitas. Os machos ainda serão castrados, e as fêmeas já podem receber um novo lar.

Além dos cuidados do Grupequi, os jumentos ganharam nome. E quem se interessar também pode levar mãe e filha, Ranna e Ariana, que só podem ser adotadas juntas.

O candidato a tutor deve preencher um formulário eletrônico disponível aqui para observar os critérios estabelecidos, entre eles, espaço e tempo suficiente para cuidar do animal com responsabilidade. Os coordenadores da campanha alertam que não serão aceitas pessoas que desejam utilizar os animais em carroças.

No formulário o candidato vai falar sobre o interesse em adotar o jumento e quais são seus conhecimentos sobre a guarda responsável. O futuro tutor ainda vai passar por um processo de entrevista, “Precisamos ter certeza que o tutor está apto para cuidar e receber esse animal com muito amor, e assumir o compromisso de cuidar da vida desse animal que já sofreu com os maus-tratos. É por meio de todo este processo que teremos certeza de que ele será tão bem cuidado, quanto sempre foi por nós”, ressalta o grupo no formulário.

Depois de selecionados os novos tutores, os técnicos observarão o local como última etapa da adoção, para garantir que o ambiente comporte o animal de forma segura.

No total, 15 jumentos foram resgatados e direcionados ao Ambulatório do Grupequi-Ufal, em Viçosa, e estão sob os cuidados veterinários do Programa de Apoio aos Animais, fruto da parceria da Braskem com a Ufal e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Dois deles estão recebendo cuidados veterinários mais intensivos e por isso ainda não estão disponíveis para adoção.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no perfil do Grupequi-Ufal no Instagram.

Atuação na extensão e destaques com trabalhos científicos

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa da Ufal (Grupequi-Ufal) participou, no último mês de maio, de quatro eventos no Brasil, três deles internacionais, levando o potencial de pesquisa e extensão inovadora da instituição.

O professor Pierre Escodro ministrou palestra no 1º Workshop Internacional Jumentos do Brasil: Futuro Sustentável, em Salvador (BA), sobre técnicas do controle populacional de jumentos e mesas redondas para construção de políticas públicas federais.

Já os alunos membros do Grupequi estiveram em Belo Horizonte para apresentar seis trabalhos no 11º Simpósio Internacional do Cavalo Atleta.

No final do mês a equipe trocou experiências na Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foram nove trabalhos enviados, sob coordenação da pós-doutranda Juliana Bernardo e a mestranda Aline Rocha, ambas do programa de Ciência Animal da Ufal. Foram eles:

No mesmo evento o professor Pierre palestrou sobre Manejo Populacional de Equídeos: Conceitos e Estratégias, com participação conjunta da UVZ -Maceió e Secretaria Estadual da Cidadania e Pessoa com Deficiência, por meio da secretária Arabella Mendonça e da superintendente de Bem-estar Animal, Mônica Melo.

O grupo também marcou presença Congresso Brasileiro de Zoorecnia, em Natal, realizado de 31 de maio a 2 de junho. A equipe foi liderada pelo professor Tobyas Maia Mariz e levou quatro trabalhos para serem apresentados

Premiações

Mestre pelo Programa de Ciência Animal e doutoranda do Renorbio, Rayane Medeiros recebeu o prêmio de excelência acadêmica pelo trabalho sob orientação da professora Marília Goulart (IQB-Ufal). No artigo ela aborda o trabalho do Grupequi que avaliou proteínas de fase aguda em jumentos castrados pela equipe por meio da técnica inguinal.