Bienal do Livro abre inscrições para agendamento de escolas de Alagoas

Somente quem agendar terá acesso às atividades artístico-culturais do evento; saiba quais podem se inscrever até 10 de julho
Por Deriky Pereira – jornalista
06/06/2023 14h30 - Atualizado em 06/06/2023 às 14h53

Se você aí era um dos que estavam esperando a notícia sobre o agendamento de escolas para participação na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, fiquem ligados: já está liberado! Até o dia 10 de julho, as inscrições poderão ser feitas por meio de sites criados exclusivamente para este fim. As vagas são limitadas e somente as escolas agendadas poderão participar da programação artístico-cultural do evento, cuja realização será de 11 a 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Para esta edição, a comissão organizadora dividiu as inscrições em seis grupos, são eles: escolas particulares de Maceióescolas do interior de Alagoas (sejam elas municipais, estaduais ou particulares), escolas estaduais de Alagoas, além dos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a categoria grupos diversos que contempla associações, faculdades, Centros de Atenção Psicossocial (Capsi) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e escolas municipais de Maceió, cujos interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais (CGPPE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para informações adicionais, por meio do número (82) 3312-5619.

Depois de acessar os respectivos sites de interesse, é preciso que os representantes das escolas selecionem os dias e horários que desejam para visitação à Bienal. A divisão foi feita desta maneira para proporcionar que escolas dos mais variados segmentos possam visitar o maior evento cultural e literário do estado, sempre com o suporte da equipe do evento.

Cada grupo ou escola poderá agendar apenas um dia e um horário na Bienal. Preencha os dados solicitados, finalize a inscrição e aguarde receber no e-mail informado o voucher de confirmação do agendamento. Todas as instituições, independentemente de ser grupo social, escola pública ou privada, deverão seguir o mesmo caminho, agendamento via link no site do evento”, explicou Cristiane Honorato, da Comissão de Assessoria Pedagógica e de Interlocução com as Escolas.

Expectativa de público

Segundo Jorge André, da Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e também membro da Comissão, a Bienal 2023 deve receber, por turno, cerca de 1.500 estudantes e professores, atendendo desde alunos do maternal até o ensino médio ou técnico. “Teremos alunos de educação infantil a partir de 3 anos até aqueles da Educação de Jovens, Adultos e Idosos [Ejai]”, explicou o produtor cultural.

No entanto, os interessados e interessadas devem ficar atentos à seguinte informação: “Pela capacidade total do evento e as orientações, recomendações e segurança do público em geral, receberemos 30 escolas por turno, totalizando 90 escolas por dia e 900 escolas em 10 dias. Isso mesmo! Quem não agendar durante a semana, receberemos, inclusive, no sábado e no domingo”, complementaram Jorge e Cristiane.

Para os alunos de graduação, porém, não é necessário agendamento.

Termo de responsabilidade

Representantes das escolas também devem ficar ligados ao Termo de Responsabilidade disponível nas respectivas plataformas citadas acima. “Ao finalizar o agendamento, o responsável vai baixar esse Termo que deverá ser preenchido, assinado pelo diretor ou diretora da Escola, e encaminhado para o e-mail: visitasbienal.al@gmail.com em formato PDF ou imagem”, explicou Cristiane Honorato.

Esse mesmo endereço, inclusive, fica disponível para quem desejar tirar alguma dúvida ou esclarecimento sobre o processo do agendamento de escolas: visitasbienal.al@gmail.com

Sobre a Bienal

Com variada programação, que está sendo organizada pelas equipes da Ufal, via Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e Assessoria de Comunicação (Ascom), e correalização do Governo de Alagoas, por meio de suas secretarias, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também contará com apoio do Sebrae, Sesc e outras instituições. A coordenação geral da Bienal de Alagoas é da professora Sheila Maluf.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.