Atenção, estudantes da ETA! Estão abertas as inscrições para o Renda-se 2023

Interessados podem se inscrever pelo site do evento e o resultado sai dia 31 deste mês
Por Assessoria do evento / Fotos: Rafael Santana
13/03/2023 13h06 - Atualizado em 13/03/2023 às 17h51
Produções do Renda-se 2022

Uma excelente notícia para o segmento da moda alagoana. O Projeto Renda-se está de volta e com muitas novidades. Entre elas está premiação em dinheiro, mudanças na equipe de produção e aumento do prazo de entrega. O vencedor na categoria profissional receberá R$ 10.000,00 e o primeiro lugar na categoria estudante receberá R$ 5.000,00. Interessados em participar do projeto devem ficar atentos ao edital de inscrição, disponível de 10 a 27 de março neste site. O resultado será divulgado no dia 31 de março e a assinatura do contrato, dia 10 de abril.

O projeto teve a sua primeira edição em 2020 e foi criado com o intuito de divulgar e difundir os talentos alagoanos no segmento da moda. Este ano, ele promoverá o trabalho de dez estilistas selecionados, apresentando o resultado na mostra de moda, com o desfile e a participação em exposição, que entrará em cartaz em outubro. O desfile será presencial pela primeira vez e realizado em setembro, no Espaço Armazém, localizado no bairro histórico de Jaraguá.

Setenta modelos desfilarão na passarela com os looks criados pelos estilistas participantes. Após o desfile, os looks ficarão expostos durante um mês em local a ser definido pela organização do evento.

Com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza, por meio da Lei Rouanet, o Renda-se – Arte, Cultura e Moda elegeu o bordado têxtil filé como o artesanato relevante para valorizar Alagoas, resgatar as histórias e memórias do seu povo, incentivar a criatividade e inovação, contribuir para democratizar o acesso ao fazer criativo e dar visibilidade ao artesanato. O projeto conta a parceria da Escola Técnica de Artes e das artesãs do Instituto Bordado Filé de Alagoas (Inbordal) e terá a presença de um time de profissionais super qualificado como estilistas e jornalista Alina Amaral, Fernando Perdigão e os fotógrafos Gustavo Sarmento e Rafael Santana.

De acordo com o regulamento, serão selecionados cinco estilistas profissionais e cinco estudantes de moda e 70 modelos, sendo 10 deles convidados pela organização do evento.

O regulamento

Os participantes devem ser pessoas físicas, residentes e domiciliadas em Alagoas, com no mínimo 18 anos de idade. Estilistas profissionais participantes das outras edições estão aptos ao edital de 2023. Os estilistas e marcas da área da moda interessados podem se inscrever no evento, sendo fundamental a comprovação da atividade profissional enquanto criador de moda no estado de Alagoas, há pelo menos um ano.

O participante selecionado se compromete a registar em vídeo [por câmera de celular ou outro equipamento previamente informado à produção do evento] o processo de desenvolvimento da coleção, com imagens que expressem o processo criativo, a sua pesquisa sobre a coleção, construção e montagem das peças, seguindo a concepção das cápsulas no edital que são: Meu nome é Gal, Pronto a Vestir, Alagoando, Sol Girassol, Milagres, Sertão e Santo Mar.

A coleção de moda

Os participantes selecionados deverão criar, desenvolver e executar uma coleção cápsula criativa, coesa e harmônica, composta por sete looks temáticos de acordo com o edital. As coleções desenvolvidas são de propriedade do projeto, e poderão ser disponibilizadas ao criador para que faça na divulgação de seu trabalho e do projeto após o período de exposição da mostra de moda.

A coleção cápsula deve obrigatoriamente inspirar-se nos temas informados no edital do projeto Renda-se 2023. A criação deve representar a partir de uma nova leitura, ressignificá-la, mantendo relação de similaridade com os temas de cada cápsula. Espera-se que as coleções retratem o estilo artístico, sua alagoanidade sem, no entanto, reproduzir ou copiar criações de outros estilistas, sob risco de desclassificação no projeto.

Uma das características do projeto Renda-se – Arte, Cultura e Moda são as manualidades, o artesanato, os bordados, o crochê, o filé e a renda singeleza que construíram a imagem de brasilidade de Alagoas. E assim, como forma de manter essa característica, cada look deve ser produzido com o uso de uma ou mais técnicas artesanais, sendo obrigatório que todos os looks da coleção contenham o artesanato filé, incentivando as artesãs e a produção artesanal já que o projeto conta com o Inbordal como ponto de pesquisa do filé e fornecimento da matéria prima para o projeto.

Auxílio financeiro

O projeto Renda-se disponibilizará para os dez profissionais selecionados auxílio financeiro para o desenvolvimento dos sete looks, com a estrutura física para a realização do evento e casting com sete modelos para cada participante, alem do valor bruto:

• Limite de até R$ 4.000,00 para aquisição de matéria-prima em loja pré-definida pelo Projeto Renda-se para cada participante selecionado;

• Limite de até R$ 2.000,00 para pagamento dos serviços de costura;

• Limite de até R$1.000,00 para aquisição de material diferenciado e/ou customizações, mediante prévia informação de tal necessidade, com indicação dos looks a serem customizados ou transformados por meio de algum material extra em loja pré-definida para cada participante selecionado;

• R$ 3.000,00 referente à cessão dos direitos autorais da criação das peças e do uso da imagem de cada estilista e estudante de moda do último ano;

• R$ 15.000,00 – Referente à premiação sendo R$ 10.000,00 para o 1º colocado na categoria Estilista Profissional e R$ 5.000,00 para o 1º colocado na categoria “Estudante do último ano do curso de moda”.

A premiação está condicionada ao júri que avaliará cada peça e o candidato que tiver pontuação máxima será classificado em 1º lugar na categoria “estilista profissional” e em 1º lugar na categoria “estudante”.