Consuni estuda implantação do Sigaa Graduação ainda este ano

Com a migração, o atual sistema Sieweb será substituído pela nova ferramenta mais moderna e segura
Por Ascom Ufal
04/12/2023 15h19 - Atualizado em 05/12/2023 às 18h08

A Universidade Federal de Alagoas passará por mais uma mudança, para melhor, que vai beneficiar toda a comunidade acadêmica. O Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) vem para substituir o Sieweb, com novas funcionalidades e mais segurança. Por isso, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) vem trabalhando nos últimos dois anos para deixar tudo pronto e aguardar a apreciação da nova resolução acadêmica pelo Conselho Universitário (Consuni), que acontecerá na terça-feira (5).

A nova resolução acadêmica atualiza conceitos e possibilita modernização dos projetos pedagógicos dos cursos, sem que seja necessário qualquer mudança neste momento. Caso o documento seja aprovado pelo Consuni, a migração para o novo sistema ocorrerá em seguida, ainda neste mês de dezembro, de 6 a 21. Durante o período de migração, o Sieweb ficará habilitado apenas para consultas e o módulo Sigaa Graduação ficará indisponível. "Tal ação é necessária para assegurar a integridade dos dados durante o processo de migração", explicou o diretor do NTI, Reinaldo Cabral.

O diretor enfatiza que a implantação de sistemas deste porte representa um grande desafio e haverá um período de adaptação até que a operação volte a fluir normalmente. "O apoio da comunidade será muito importante nos dias iniciais de operação no Sigaa Graduação. Por exemplo, os alunos poderão comparar se seus históricos escolares estão consistentes. Caso o aluno perceba algum problema, ele poderá abrir um chamado no NTI para que possamos analisar e corrigir eventuais inconsistências.", observou Cabral.

Também é possível que os usuários enfrentem lentidão devido ao grande volume de acessos nos primeiros dias de operação do Sigaa Graduação. Mas o NTI ficará atento para realizar os ajustes necessários na infraestrutura de acordo com a demanda inicial.