Estudantes de Contabilidade retomam atendimento para a sociedade

Os atendimentos acontecem nas segundas e quartas, de 8h às 10h e de 16h às 20h, na sala 110 da Feac, no Campus de Maceió

Por Lenilda Luna - jornalista
10/11/2023 13h49 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h07
Estudantes de Contabilidade na Ufal retomam atendimento de contabilidade para a sociedade

Neste semestre de 2023.2, os atendimentos do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) já foram retomados na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos mesmos dias e horários do semestre anterior, evidenciando o compromisso contínuo da universidade em oferecer suporte à comunidade e promover a formação prática e cidadã de seus estudantes.

O projeto de extensão vem oferecendo diversos serviços em parceria com a Receita Federal, sob a coordenação da professora Marluce Salgueiro. A ação do curso de Ciências Contábeis faz parte do Programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil. No semestre acadêmico anterior, os integrantes do NAF receberam a visita da equipe da Receita Federal.

Os serviços oferecidos incluem a regularização e abertura de CPF, cadastro e manuseio do gov.br, revisão de declarações da pessoa física, entre outros. “Esses serviços visam atender não apenas a comunidade acadêmica, mas também a população de baixa renda no entorno do Campus A.C. Simões, que muitas vezes enfrenta dificuldades para se deslocar até a Receita Federal”, explica a professora Marluce.

A Sala 110 do prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) abriga o NAF, que conta com a colaboração de dez alunos voluntários selecionados por meio de edital. Os atendimentos acontecem nas segundas e quartas, de 8h às 10h e de 16h às 20h. Além dos serviços já mencionados, o NAF oferece informações sobre o e-Social Doméstico, orientação para cadastrar Microempreendedores Individuais (MEI), pesquisa da situação fiscal de Pessoa Jurídica, e orientação para acesso ao portal e-CAC.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal desempenham um papel fundamental no desenvolvimento técnico-científico dos alunos, oferecendo assistência tributária e fiscal à comunidade em geral. O programa implantado na Ufal visa promover a educação fiscal, orientando sobre legislação e procedimentos fiscais e contábeis no âmbito tributário federal.

A participação dos estudantes de Contabilidade no NAF proporciona uma oportunidade prática para aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que contribuem para a sociedade. “Essa experiência ajuda os alunos a exercerem a cidadania, atendendo às demandas da comunidade, e a lidarem com situações concretas que vão encontrar no exercício profissional”, conclui a professora Marluce.