Equipe de laboratório dos cursos de Teatro lança livro na quarta-feira (22)

O Mundo do Guerreiro é fruto do trabalho de docentes e estudantes que fazem parte do Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação
Por Simoneide Araújo – jornalista
17/11/2023 08h03 - Atualizado em 17/11/2023 às 16h37

Na quarta-feira (22), o grupo que compõe o Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação (Leppe) vai lançar o livro O Mundo do Guerreiro. Será às 19h, no auditório da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sediada na Praça Sinimbu, durante evento gratuito de Formação Continuada de Professores de Música e Teatro, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a professora Carla Antonello, O Mundo do Guerreiro é uma aventura pela cultura alagoana. “Esse trabalho visa celebrar e preservar a rica cultura alagoana, promovendo o acesso à fascinantes aventuras ao lado do pequeno Guerreiro. Estamos animados em compartilhar uma expressão tão rica da cultura do nosso estado com um público mais amplo por meio do livro. Acreditamos que as páginas de O Mundo do Guerreiro irão não apenas chamar a atenção dos leitores, mas também preservar as manifestações culturais, como o Guerreiro, que são tão valiosas para a identidade do povo alagoano”, declarou Antonello, professora da ETA.

O Mundo do Guerreiro, organizada por Carla Antonello e Wilson Belarmino, com produção de Fernanda Granja, pela Agência Uma Função, leva o leitor a mergulhar em uma viagem encantadora por ensinamentos e aborda a questão do bullying, sustentabilidade, redes sociais , amizade e cultura. “A adaptação para o livro foi um passo crucial para garantir que esta história alcance um público ainda mais amplo”, afirmou a professora..

Antonello explica que o texto da peça foi inspirado no livro A terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos. Para incentivar a escrita, foi realizado um roteiro prevendo vários lugares e temas, como casa e família; escola e bullying; shopping e consumo; praia e sustentabilidade; praça e manifestação cultural Guerreiro.

“O personagem foi nomeado de Guerreiro em homenagem a sua avó, Mestra do Guerreiro, onde o menino traça um longo caminho no encontro consigo mesmo e sua ancestralidade, passando por momentos de questionamentos, tristezas, descobertas e alegrias. Assim, a peça tem algo especial, trazendo a manifestação cultural genuinamente alagoana, o Guerreiro, além da escrita em várias mãos pelos integrantes do Leppe, que compartilharam suas histórias de infância como fonte para desenvolvimento do enredo”, confirmou a pesquisadora Carla Antonello.

O Leppe

O grupo Leppe é formado por estudantes e ex-estudantes dos cursos técnico em Teatro da Escola Técnica de Artes e da graduação licenciatura em Teatro, ambos da Ufal, além de professores e membros da comunidade. A equipe fez a adaptação do texto teatral para o livro e espera que, com isso, mais pessoas tenham acesso e conheçam a história.

Para mais informações, acompanhe o perfil do Leppe no Instagram ou pelo site

Serviço:

O quê:
lançamento do livro O Mundo do Guerreiro
Quando: dia 22 de novembro, às 19h
Onde: no Auditório da Escola Técnica de Artes (ETA), na Praça Visconde de Sinimbu, 206, Centro de Maceió

Evento gratuito!