Calouros de Enfermagem em Arapiraca participaram de cerimônia do jaleco

Programação teve simulação de tutoria, contato com metodologias ativas, pintura corporal e muito mais
Por Deriky Pereira – jornalista
17/11/2023 16h21 - Atualizado em 21/11/2023 às 15h57
Calouros de Enfermagem em cerimônia do jaleco no Campus Arapiraca

Os calouros do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de programação variada na última semana. A ação, promovida pelo Centro Acadêmico A Voz da Enfermagem (Caven), contou com simulação de tutoria com o uso de metodologias ativas com ênfase no PBL (Problem Based Learn com livre tradução: Aprendizagem Baseada em Problemas), pintura corporal, tour pelo campus e muito mais.

“O curso de Enfermagem possui, em seu plano pedagógico, o uso de estratégias que possibilitam ao discente a perspectiva de colocar-se como protagonistas atuantes do próprio processo de ensino-aprendizagem, configurando assim, uma das âncoras de ensino ofertadas pela Universidade. Assim, o momento foi conduzido pelos membros do Centro Acadêmico com o objetivo de trazer um primeiro contato dos novos acadêmicos com metodologias ativas”, explicaram os membros do Caven.

A programação contou ainda com uma roda de conversa sobre oportunidades de assistência estudantil disponíveis na Universidade e tirar dúvidas dos novos alunos, conduzida pela assistente social do Campus Arapiraca, Laura Almeida, e parte da equipe da Gerência de Assistência Estudantil (GAE) da Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Além disso, os calouros também acompanharam os relatos de cinco egressos do campus sobre os desafios a partir do momento em que deixam a sala de aula com a mesa E depois da graduação, quais os caminhos dentro da Enfermagem?. “No contraturno, porém, foi ministrado um minicurso com a temática Primeiros Socorros realizado pelos integrantes do Centro Acadêmico, que estão no 9° período do curso”, complementaram os membros do Caven.

Cerimônia do jaleco

A calourada também contou com a primeira cerimonia do jaleco do curso, num momento que contou com familiares e amigos dos novos estudantes do Campus Arapiraca, além da equipe de gestão do curso, como a coordenadora, professora Andreivna Serbim; a vice, Karol Fireman; dentre outros docentes e representantes do Centro Acadêmico. O momento, segundo o coordenador do Caven, foi planejado com e realizado com muito entusiasmo.

“A cerimônia do jaleco é um ato muito importante na vida dos novos acadêmicos, em que ocorre a passagem para a vida acadêmica. Vimos nos olhos dos discentes o quanto é importante ter esse momento já na entrada do curso. E para fortalecer o nosso curso, mostrar para a comunidade acadêmica que nós somos formadores dentro da universidade, que o espaço da universidade foi construído para os estudantes”, diz Renaildo Lima.

A nova estudante da Ufal, Angélica Torres, classificou o momento como emocionante ao dizer que o ato ficará marcado eternamente, tanto para ela como para os demais ingressantes do curso. “Foi emocionante e memorável. De certa forma, nos sentimos marcados na história do curso por sermos os primeiros. Foi uma cerimônia sucinta e agradável”, resumiu.

Angélica apontou ainda que a presença dos amigos e familiares deixou o momento ainda mais relevante.

“Muito bom reunir pessoas importantes para nós e profissionais da área que estudaremos para prestigiarem o momento no qual vestimos o jaleco e juramos dedicação durante o curso e na atuação profissional. Considero necessário esse acolhimento, pois somente nós, que fizemos parte, sabemos o quanto nos impulsionou e nos tocou aquela noite”, concluiu a estudante.