Sorriso de Plantão abre vagas para estudantes de Comunicação

Projeto de extensão está com as inscrições abertas até o dia 27 de janeiro

Por Kelvin Odilon – assessor do projeto
- Atualizado em
Monitores do projeto atuando para as crianças hospitalizadas

Atuando há mais de 20 anos no estado, o Sorriso de Plantão é um projeto de extensão fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Até 27 de janeiro, o projeto está com inscrições abertas para estudantes de Comunicação.

As inscrições são gratuitas, mas os interessados devem levar uma resma de papel A4 no dia da entrevista, que será realizada na sede da Uncisal. Os aprovados vão atuar como produtores de conteúdo para o site, gestores das mídias sociais do projeto, cobertura de ações extras e plantões festivos.

Os estudantes da área de comunicação seguirão um cronograma distinto pactuado com a coordenação. A atuação é diferente dos demais integrantes do projeto, que seguem uma escala fixa em um hospital específico de atuação.

Os integrantes da área de saúde se caracterizam de palhaços de hospital e se dispõem a compartilhar seus sábados nesses hospitais, utilizando a arte do palhaço, ludicidade musical, brincadeiras com uso de jogos e contação de histórias para oferecer injeções de ânimo e doses de bom humor.

Os participantes são voluntários e buscam amenizar a dor de crianças e acompanhantes que se encontram enfermos nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado de Alagoas, (HGE) Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Hospital da Criança (HC) e Santa Casa de Misericórdia de Maceió, unidades Farol.

Seleção

Para participar da seleção, o estudante interessado precisa estar com o cartão vacinal atualizado, devido à cobertura de pautas nos hospitais, e obrigatoriamente matriculado nos cursos de jornalismo, design, publicidade e propaganda, marketing ou relações públicas. Não podendo estar no último ano do curso, o estudante deverá completar o ciclo do projeto que tem duração de fevereiro de 2023 a março de 2024, ainda em graduação.

A seleção é realizada por meio de entrevista, entrega de uma produção de arte, briefing ou uma matéria relacionada ao projeto e portfólio, onde todo o material será avaliado pela comissão do processo seletivo.

O trabalho é totalmente voluntário e os alunos serão certificados como monitores, com certificado de extensão emitido pela Uncisal, com carga horária de 200 horas. A emissão do certificado acontecerá após o período estimado concluído.

O estudante que se interessar em participar do processo seletivo pode realizar sua inscrição tanto pelo Instagram @sorrisodeplantao ou pelo seu site oficial do projeto www.sorrisodeplantao.com.br.