Semestre 2022.2: aula Inaugural vai abordar Inovação,Tecnologia e Cultura

A solenidade será realizada presencialmente na reitoria da Ufal e transmitida nos canais da Ufal e da Prograd no Youtube
Por Lenilda Luna - jornalista
19/01/2023 11h31 - Atualizado em 23/01/2023 às 13h41

Um momento aguardado com muita ansiedade pelos calouros e calouras, a aula inaugural é a recepção aos novos integrantes da comunidade estudantil.

Na segunda-feira,23, será iniciado o segundo semestre do ano letivo de 2022. A solenidade será às 15h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, com transmissão ao vivo pelos canais da Ufal e da Prograd no Youtube. 

A mesa de honra será formada pelo reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, pelo pró-reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros, pró-reitor Estudantil (Proest), Alexandre Lima, pró-reitor de Extensão (Proex), Cézar Nonato, e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), Iraildes Assunção. As pró-reitorias apresentam para os calouros e calouras quais são as várias atividades e ações em que os estudantes podem participar. 

Estarão representadas na mesa de honra, as entidades dos segmentos que compõem a comunidade universitária: Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). O fórum das direções de Unidades Acadêmicas também integra a mesa, assim como uma representação das coordenações de cursos de graduação. 

Após as saudações, será ministrada a palestra com o tema Inovação, Tecnologia e Cultura: Novas Aprendizagens na Integração, que será proferida pelos palestrantes: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied); e Andréa Laís Barros Santos, assistente de pesquisa da Casa Galileia, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e artista. 

Recepção nos campi do interior 

Além de acompanhar a aula inaugural pela transmissão na internet, os  campi do interior de Alagoas, em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Rio Largo, e respectivas Unidades, também terão programação própria de recepção aos estudantes. O tema geral será Inovação, Tecnologia e Cultura.

Além das palestras, estão sendo preparados materiais informativos. A recepção também conta com atividades culturais e distribuição de brindes. 

No Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), a programação de acolhimento aos ingressantes começa pela manhã, no dia 23, no auditório Arthur Ferreira Lopes, com apresentação da gestão superior da Ufal; direção do campus, centros acadêmicos e coordenadores dos cursos do Ceca, além dos docentes e servidores presentes. 

As atividades continuam durante a semana: na terça-feira (24), 9h, tem apresentação da de assistência estudantil da Proest, das coordenações de monitoria, das bolsas de Inovação Tecnológica e de Pesquisa (Pibiti e Pibic), Extensão, estágios e das empresas juniores.

À tarde, será a vez dos Centros Acadêmicos e coordenações dos cursos apresentarem suas atividades para os estudantes. 

Na quarta-feira (25) e quinta-feira (26), continuam as programações preparadas pelos Centros Acadêmicos (CAs) e coordenações de cada curso. E na sexta-feira (27), às 9h, a semana de recepção será encerrada com uma confraternização. 

No Campus do Sertão, a programação será iniciada na segunda-feira (23), às 8h30, no auditório Graciliano Ramos, com a apresentação institucional da Direção do Campus, das coordenações de Graduação, Pesquisa, Extensão, Estudantil, Gestão de Pessoas, Gestão Institucional e Restaurante Universitário. 

Também estarão representados as entidades estudantis, as secretarias e coordenações dos cursos, a biblioteca, a coordenação de Controle e Registro Acadêmico (CRCA), o Núcleo de Tecnologia e Informação, a representação das coordenações de curso, do Núcleo Humanidades e da coordenação Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). 

Às 9h30, será realizada a palestra: A importância da Cultura na formação humana, proferida pelo professor Cezar Nonato Bezerra Candeias, pró-reitor de Extensão.

À tarde, a comunidade universitária do sertão acompanha a aula inaugural do campus sede, pelo youtube. 

Logo após, à noite, a programação continua no auditório Graciliano Ramos, com apresentação cultural. Em seguida, a palestra: Poder, religião e sociedades no mundo Ibero-atlântico, com a professora Ana Margarida Santos Pereira, da Universiteit van Amsterdam.

A noite será finalizada com o lançamento do livro Poder, religião e sociedades no mundo Ibero-atlântico, organizado por Marco Antônio Nunes da Silva e Ana Margarida Santos Pereira. 

A programação de recepção aos calouros e calouras continua no Campus do Sertão, durante toda a semana, com atividades nos três turnos.

Na terça-feira (24), o Núcleo de Acessibilidade (NAC) vai recepcionar os estudantes com deficiência e informar sobre os serviços oferecidos. Na quarta-feira (25), serão apresentados os cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção. 

Na quinta-feira ,26, a programação dos centros acadêmicos de Pedagogia (Caped), pela manhã, e Engenharia de Produção (Caep), à tarde, conta com visita ao cmpus, atividades culturais, dinâmicas, sorteios de brindes e apresentação de grupos de pesquisa, além de outras informações de interesse dos estudantes novatos. 

Já o Centro Acadêmico de Geografia (Cageo) preparou uma programação durante as noites da semana: na segunda-feira,23, às 19h, visita ao Laboratório de Geografia; na terça-feira,25, 19h, no miniauditório, mesa redonda: Geografia no Brasil e no Mundo: a Geopolítica e o Espaço Urbano e Rural Habitado, com os professores Kleber Silva e Suana Medeiros. No dia 26, 19h30, no hall de entrada,  apresentação cultural do grupo de cultura negra, Abí Axé Egbé.

A programação culmina, no dia 27, 19h, no anexo Mandacaru, com atividade cultural e lúdica. 

Na Unidade de Santana do Ipanema também haverá atividades para abrir o semestre. Começa na segunda-feira,23, 19h, com recepção dos alunos pelas coordenações de cursos, acadêmicas, apresentação da Biblioteca e do Centro Acadêmico (CACIC).

Em seguida, duas palestras sobre empreendedorismo. Na terça-feira (24), 19h, no miniauditório, tem apresentação cultural, seguida da mesa com as falas institucionais, da direção do Campus do Sertão e coordenações da unidade. Na quinta-feira (26), tem a Feira Contábil Empreendedora; na sexta-feira (27), apresentação das normas acadêmicas e visita na Unidade. 

No Campus Arapiraca, no dia 23, a partir de 9h, a recepção contará com a presença do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, e a apresentação da direção do Campus Arapiraca.

Em seguida, acontece a conferência: Universidade e Democracia, que será proferida pelo professor Ivanderson Pereira da Silva.

No dia 24, o curso de Pedagogia realiza a roda de conversa entre estudantes e professores sobre temas contemporâneos em Educação. No dia 25, haverá um espetáculo teatral e, em seguida, palestras com os professores Adelmo Araújo, Janapila Silva, Fábio Hoffman e Lívia Guedes. 

No dia 26, às 9h30, o curso de Pedagogia, em Arapiraca, realiza a aula inaugural com o tema: Utopias, pós-utopia e o constituir-se professor, proferida pelo professor Júlio Bispo dos Santos Júnior. A programação de Pedagogia será encerrada com um passeio pelo Campus Arapiraca, uma roda de conversa entre estudantes calouros e veteranos e, por fim, um baile de forró. 

O curso de Arquitetura também realiza a Semana de Integração, que será iniciada no dia 23, às 14h, com a Aula Inaugural, no auditório do do Campus Arapiraca, com a apresentação da direção acadêmica, e 14h20, a palestra com o Arquiteto e Urbanista, Mário Aloísio.

Às 15h, acontece a transmissão da aula inaugural que será proferida no Campus A. C. Simões, pelo canal da Ufal e da Prograd, no Youtube. 

No dia 24, 13h30, tem apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura, ordenamento curricular e Normas Acadêmicas da Ufal.

Em seguida, haverá troca de experiências sobre projetos desenvolvidos pelos estudantes. No dia 25, tem apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e uma Mesa redonda com o escritório Villa Studio, sobre a Atuação do Arquiteto Urbanista na contemporaneidade. Na quinta-feira tem visita guiada pelo Campus e gincana. Na sexta-feira, será a apresentação da Gerência Estudantil e o encerramento da semana com aula de Kung fu.