Assessoria de Intercâmbio divulga chamada para apoio de projetos em Engenharia

Projetos são fruto de parceria entre Brasil, França e Espanha
Por Ascom Ufal e ASI
13/07/2022 16h42 - Atualizado em 13/07/2022 às 16h43

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que foi lançada a Chamada Confap E CDTI para o apoio a projetos de colaboração em pesquisa e tecnologia entre o Brasil e a Espanha. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial, EPE (CDTI) da Espanha.

São três prazos para apresentação das propostas: 16 de setembro de 2022; 20 de abril de 2023; e 15 de setembro de 2023. Os projetos terão duração de 12 a 36 meses e devem demonstrar a contribuição científica e tecnológica e mutuamente benéfica dos participantes de ambos os países, atendendo necessidades e desafios específicos do mercado, bem como apresentando grande relevância de pesquisa, industrial e de potencial comercial.

Um dos requisitos exigidos é a participação de uma entidade brasileira (empresa, universidade ou centro de pesquisa, dependendo dos requisitos de elegibilidade da FAP envolvida), junto com uma empresa espanhola, associados por meio de um Acordo de Colaboração (Carta de Intenções). Além disso, podem participar mais parceiros e estados no mesmo projeto.

As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) podem ainda solicitar critérios de elegibilidade adicionais e publicar diretrizes específicas. Os participantes brasileiros devem verificar tais regras e modalidades com suas respectivas FAPs. Para conferir a relação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – FAPs, participantes da chamada, e mais informações, basta acessar o link.

Seleção Capes Brafitec

Também está aberto o prazo para seleção pública de projetos de parcerias universitárias na área de Engenharia para o programa Capes-Brafitec, em parceria com a Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d’Ingénieurs. Serão selecionados até 25 projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França na área de Engenharia.

O programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – uma parceria com a Conférence des Directeurs des Ecoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI) –, e tem como objetivos: fomentar a formação integrada dos graduandos brasileiros e franceses na área de Engenharia das Instituições de Ensino Superior (IES) habilitadas; e diplomar engenheiros nos dois países; além de promover projetos que possibilitem transferência e absorção de conhecimento, dentro de uma perspectiva crítica que produza inovação e criação na área de Engenharia.

A inscrição da proposta, incluindo o preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória, deve ser feita até as 17h do dia 19 de setembro de 2022, com o início das atividades a partir de janeiro de 2023. Confira mais informações no edital abaixo.