Campus Arapiraca inicia primeira turma de mestrado profissional nacional

Os dez primeiros alunos do curso serão recepcionados pelo professor Hilário Alencar, que vai ministrar a aula inaugural
Por Manuella Soares - jornalista
23/03/2022 09h48 - Atualizado em 23/03/2022 às 15h03

Uma nova história começa no Campus Arapiraca da Ufal a partir desta sexta-feira (25). É que está marcada, a partir das 9h30, a Aula Inaugural da primeira turma de Arapiraca do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Para abrir a programação, a professora Viviane Santos, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, vai apresentar alguns resultados do Profmat, que já funciona no Campus A.C. Simões, em Maceió, desde 2011. Em seguida, um dos incentivadores da criação do Programa em Arapiraca, professor Hilário Alencar, é convidado para ministrar a aula inaugural com o tema Por que cursar Profmat? .

O evento será presencial, no auditório do Campus Arapiraca, que comporta 120 pessoas, mas, seguindo os protocolos de biossegurança, só vai disponibilizar 50 lugares. A turma selecionada é composta pelos dez primeiros alunos do curso, mas a intenção é aumentar a oferta de vagas.

“Considerando que entra uma turma por ano e a duração do curso é de dois anos, vai haver um momento em que a gente pode vir a ter 20 alunos. Então, pensando no número de professores que teriam que orientar, seria interessante que nós tivéssemos dez alunos para começar. Mas, com o engajamento dos colegas da área de exatas da região, vamos aumentar o número de vagas daqui um certo tempo”, comentou o professor Alcindo Teles, lembrando que houve muita procura no Exame Nacional de Acesso, com mais de cem inscritos.

Sobre o curso

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil e Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Em Arapiraca, o Programa é coordenado pelo professor Rinaldo Vieira, que idealizou o projeto junto com os docentes Alcindo Teles Galvão e Moreno Bonutti, assim que retornaram do doutorado.

“Propomos o projeto para os professores que formam a equipe, levamos para o Colegiado do curso de Matemática e foi dada a entrada no processo diante do Impa e da SBM, que aprovaram o projeto. As origens do nosso curso são essas: com a idealização e o aumento da qualificação do corpo docente de Arapiraca a gente teve condições de implementar esse sonho”, ressaltou Alcindo.