Equipe de Atletismo da Ufal conquista 19 medalhas no Campeonato Alagoano

Foram nove de ouro; agora, equipes seguem para JUB´s em Brasília
Por Jacqueline Freire – jornalista
17/09/2021 13h04 - Atualizado em 17/09/2021 às 14h04
context/imageCaption

Equipe aguerrida, que estuda, trabalha, pratica esporte e representa muito bem a Ufal

A equipe de Atletismo da Universidade Federal de Alagoas conquistou 19 medalhas no Campeonato Alagoano de Atletismo adulto da Loterias Caixa. As competições aconteceram no Estádio Rei Pelé, no último dia 12 de setembro. A equipe feminina, formada por quatro atletas, conquistou nove medalhas e a masculina, com cinco atletas, trouxe para casa dez medalhas. Foi um total de nove medalhas de Ouro, sete de prata e três de bronze.

Segundo Anizia Lino, mestranda em Filosofia e ouro nos 400m e 200m rasos, ter na Universidade um projeto de Atletismo com alto rendimento de conquista de medalhas, simboliza uma ponta de esperança para um grande desenvolvimento no esporte alagoano. “Não é à toa que tivemos atletas alagoanos nas olimpíadas. Ter uma equipe feminina com tantas medalhas, também é símbolo de grande importância, demonstra um maior envolvimento de mulheres nos esportes”, comemorou.

“O atletismo bem mais do que só esporte, é uma superação”, afirmou Anísia. Ela conta que a maioria dos atletas que compõe a equipe são, além de estudantes, trabalhadores, que lutam para conquistar os sonhos dentro do esporte. “Eles são gente da periferia, que veio do interior do estado… São pessoas que passaram por dificuldades a vida toda e encontraram no esporte na Ufal uma possibilidade de desenvolver suas capacidades, de mostrar seu talento, mesmo em meio a tantas dificuldades”, declarou.

Os atletas, todos estudantes da Universidade, possuem agenda cheia com outros afazeres. “Uma de nossas atletas é estudante, segunda graduação na Ufal, professora da rede pública de ensino e mãe. Tem atleta que teve tuberculose, superou a doença e, hoje, é medalhista de ouro em Atletismo! Pra mim isso é um exemplo fantástico de superação. Temos um atleta que estagia pela manhã, treina à tarde, estuda e, o pouco do tempo que sobra, dorme. Tem atleta que trabalha de madrugada e estuda e treina pelo dia. É muita garra e muito amor ao esporte. E a Ufal nos deu possibilidade de poder estar ali, de viver nossos sonhos e de lutar por eles”, comentou a atleta.

Agora, as equipes seguem treinando para fazer bonito nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s), que acontece, em Brasília, nos próximos dias 10 a 18 de outubro. Como os gastos com a viagem e hospedagem das equipes são muitos, mesmo contando com o apoio da Universidade, o grupo organizou uma rifa on-line para auxiliar nos custos e tem vídeo no Instagram falando da campanha.  Hoje, eles têm dois treinadores voluntários, Darlan Viana e Elisângela Alves, que são professores de Educação Física da rede de ensino público de Maceió, formados em Educação Física pela Ufal. O fisioterapeuta é estudante da Universidade também.

Confira o resultado

Equipe Feminina:

Alice Rodriges (Ciências Biológicas): ouro no lançamento de Dardo
Anizia Lino (mestranda em Filosofia): ouro nos 400m e 200m rasos; prata nos 100m rasos
Etfaynna Gomes (Nutrição): prata nos 1500m; Bronze nos 200m e 100m rasos
Sandrielly Amorim (Campus Arapiraca): ouro nos 150m e 800m rasos

Equipe Masculina:

Alisson Tales (Educação Física): ouro nos 100m rasos
Degnaldo Barbosa (Educação Física): ouro no lançamento de Dardo e 200m rasos; prata nos 400m rasos
Kelve Roberto (Educação Física): prata no lançamento de Dardo e 100m rasos; bronze nos 800m rasos
Samuel Barros (Filosofia): prata nos 1500m rasos
Walisson Melo (Licenciatura em Física): ouro nos 1500m rasos; prata nos 800m rasos