Ufal divulga primeira convocatória para Bolsas Pró-graduando

A Proest avisa que os selecionados devem participar de reunião de acolhimento e realizar inscrição até dia 3 de maio
Por Ascom Ufal
29/04/2021 19h06 - Atualizado em 29/04/2021 às 19h10

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria Estudantil (Proest), divulgou nesta tarde a primeira convocatória para Bolsa Pró-graduando (BPG). A lista com os selecionados pode ser conferida neste link. Segundo a Proest os convocados devem ficar muito atentos às datas de acolhimento, que desta vez será virtual. As inserções só ocorrerão após a reunião de acolhimento.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) que fixa, entre outras coisas, o orçamento anual do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para a Ufal, foi sancionada pelo presidente da República no último dia 22 de abril. Com isso, o orçamento aprovado na LOA estabeleceu o valor de R$ 7.729.239 (sete milhões, setecentos e vinte e nove mil, duzentos e trinta e nove reais) para o Pnaes na Ufal.

Segundo a nota divulgada pela Proest, esse valor representa um corte de 66% do orçamento do Pnaes em 2021 em comparação com o orçamento do Pnaes em 2020. O orçamento aprovado possibilita o pagamento dos auxílios financeiros da Proest (Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Bolsa Pró-Graduando, Inclusão Digital, Alunos Conectados e Núcleo de Acessibilidade) somente até o mês de junho de 2021, com saque em julho, desde que seja mantida a liberação mensal de 1/12 do orçamento total previsto para o ano de 2021, como tem ocorrido nos primeiros meses deste ano.

Aos convocados

Os estudantes convocados deverão participar da reunião on-line de acolhimento, que ocorrerá de acordo com o cronograma fixado no link. No entanto, para participar do acolhimento, é preciso preencher um formulário de inscrição até o dia 3 de maio.  O link da reunião será enviado para o e-mail utilizado na inscrição.

Quem está com o nome na lista de convocados e não possui conta corrente deve providenciar sua abertura. A Bolsa Pró-Graduando será paga exclusivamente através de conta corrente em nome do estudante, não sendo permitidos pagamentos por CPF ou outros tipos de conta, como poupança.

Os estudantes deferidos e não convocados ficarão em lista de espera e poderão ser convocados mediante disponibilidade orçamentária e financeira no âmbito da assistência estudantil da Ufal.