PET Saúde promove seminário sobre ensino e atuação em saúde

Atividade acontece nos dias 20 a 21 de outubro, às 19h, no canal da Fanut no Youtube
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
24/09/2020 12h45 - Atualizado em 24/09/2020 às 15h26

Entre os dias 20 e 21 de outubro, às 19h, o  projeto PET Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro Universitário Cesmac e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promovem o 1° seminário estadual sobre ensino e atuação em saúde, discutindo o tema central: “A percepção da interprofissionalidade: ensino e atuação em saúde nos diversos níveis de complexidade”, no canal do Youtube Fanut Ufal. Para se inscrever acesse este link.

De acordo com a organização, o evento tem como objetivo integrar a tríade serviço - ensino - comunidade, e compartilhar as experiências vividas por estudantes para o maior número de pessoas visando promover reflexões sobre a necessidade de mudança no campo da formação em saúde e da atuação profissional.

A coordenadora geral do PET Ufal, Teresa Carvalho, conta que o projeto “estimulou que os estudantes exercitassem um pouco dessas competências colaborativas que o Pet Interprofissionalidade se propõe a desenvolver na formação deles, incluindo valores profissionais, coletivos, gerenciais, trabalho em equipe, educacionais e produção de novos conhecimentos em saúde”.

Gabriele Calixto, estudante de Psicologia, conta que o evento deve ’’identificar em todos os serviços de saúde em que estamos inseridos uma negligência da atuação interprofissional, o que prejudica o sistema único de saúde e seus usuários’’.

Na programação, roda de conversa entre três estudantes das três universidades com um ponto em comum sobre potencialidades e dificuldades a partir das suas percepções em serviços diferentes. Envolvimento: a mentora da proposta deste evento interinstitucional, envolvendo as três universidades e coordenadora geral do Pet Ufal, Teresa Carvalho, palestrantes e uma comissão de 36 estudantes das três universidades.