Programa Monitoria On-line disponibiliza mais de 70 atividades

Oportunidades podem ser conferidas em catálogo elaborado pela Prograd; cursos serão realizados até 20 de julho
Por Ascom Ufal
29/05/2020 14h55 - Atualizado em 09/06/2020 às 13h12

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou o Catálogo do Programa de Monitoria On-line com mais de 70 atividades disponíveis para estudantes da Ufal e também para o público em geral. São minicursos, oficinas, webconferências em várias áreas do conhecimento e que serão realizados até o dia 20 de julho. Para conferir o catálogo, clique aqui. Já os links de inscrições estão disponíveis nesta página.

atingimos mais de cinco mil inscrições nos mais diversos cursos das áreas de saúde e ciências biológicas; exatas e ciências da terra; humanas, letras, artes, ciências agrárias, engenharias e ciências sociais aplicadas”, destaca a servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) da Prograd, Cristina Castro.

Detalhes sobre os ministrantes e o público-alvo da atividade, se é exclusivo para discentes da Ufal ou aberto a toda comunidade externa, podem ser obtidos também no link de inscrição. Algumas opções já estão com inscrições esgotadas, mas há possibilidade de participar de outras.

Sobre o programa

O programa Monitoria On-line foi instituído por meio da portaria da Prograd 81/2020 e conta com representantes dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão. O objetivo é incentivar e despertar a criatividade dos discentes, especialmente dos ex-monitores, destacando a importância das ações de monitoria para a Ufal.

A iniciativa recebeu mais de 70 propostas de atividades, todas ofertadas por ex-monitores da Universidade, que ainda são alunos, sob supervisão de docentes da instituição.

A estudante de Odontologia, Jessiane Lima, comemorou ter uma proposta aprovada para o programa. ''Estou empolgada porque estou sem aulas nesta quarentena, já que o calendário está suspenso, então as monitorias são uma forma de trazer levemente uma rotina”, disse.

A professora Roberta Costa, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), é uma das integrantes do Grupo de Trabalho. Ela ressaltou a relevância da ação e o quanto está sendo gratificante ver o engajamento dos professores e ex-monitores no Monitoria On-line. “A enorme procura por estudantes, não apenas da Ufal, mas, inclusive, de outras instituições de outros estados mostra a importância de ações como essa, que está sendo uma oportunidade de aprendizado, mas, acima de tudo, de socialização nesse cenário atípico de distanciamento social”, afirmou.