Alunas de Biblioteconomia são premiadas em evento no MA

Trabalho que visa novas formas de atrair jovens para a biblioteca recebe prêmio de melhor trabalho em GT
Por Paulo Canuto, estudante de jornalismo
04/02/2020 17h16 - Atualizado em 04/02/2020 às 18h35
Laís Regina dos Santos Oliveira e Stephanie Silva Menezes em apresentação de trabalho premiado

Estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram do 23º Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação - Norte/Nordeste (EREBD) que aconteceu na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, entre os dias 19 à 25 de janeiro passado. O evento que teve como tema “Empreendedorismo: Perspectivas e desafios aos profissionais da informação” recebeu a comitiva da Ufal e contou com o apoio da própria universidade, que disponibilizou transporte para a viagem deles e da Coordenação do Curso, dando os encaminhamentos necessários para a realização da viagem.

Dentre os trabalhos apresentados, entre pôsteres e artigos, o trabalho “Fontes alternativas de informação na internet: Fanfictions, de autoria das alunas Laís Regina dos Santos Oliveira e Stephanie Silva Menezes. O pôster foi premiado como melhor trabalho do Grupo de Trabalho 4: Inovação Tecnologia em unidades de Informação. O trabalho discute uma forma de atrair o público jovem para a biblioteca, por meio das fanfictions, que seriam utilizadas como ferramenta de seleção e aquisição de material, como também fonte de informação pelo bibliotecário.

A aluna Laís Regina falou sobre a premiação do seu trabalho e sobre a dificuldade enfrentadas na pesquisa, “Um sentimento de dever cumprido, mais ainda, o reconhecimento da pesquisa. Pesquisar e defender uma linha de pesquisa não é fácil, não é apenas a receita do tradicional. Defendemos as Fanfictions para atrair o público juvenil, e como a sua usabilidade não apenas na unidade de informação, física, mas como também na própria internet, meio virtual. Então, o verdadeiro prêmio foi o reconhecimento da pesquisa realizada”, conta Laís.

Sua colega de curso e trabalho completa: “Foi extremamente gratificante. Apresentar um trabalho que posteriormente é premiado mostra o quanto vale a pena o esforço e a dedicação para defender algo em que se acredita que será melhor dentro da nossa profissão, sem dúvidas é um enorme incentivo para continuar escrevendo e publicando mais trabalhos”, completa Stephanie.

Fanfictions

Fanfic ou fanfiction são ficções criada por fãs, que utilizam uma história ou personagens de um determinado trabalho já existente para criar sua própria história baseada nele. A história original pode ser um romance, série, filme, ou mesmo uma relação entre famosos. Essas histórias criadas pelos fãs podem estar relacionadas tanto ao universo ficcional original de seu personagem (frequentemente referido como "cânon") quanto existir fora dele. Além disso, existem diversos subgêneros, que são classificados a partir de qual sentido o fã dá para sua história.

As duas não pensam em parar na graduação, ambas, além de se inserir no mercado de trabalho já pensam em partir para outros desafios como mestrado e possivelmente doutorado. Além do Laís e Stephanie outros alunos também tiveram trabalhos submetidos que foram eles:

,Carlina Rocha Leite

Título do Trabalho: Os grupos de pesquisa na formação de estudantes de Biblioteconomia (Pôster)

- Janiele Rodrigues dos Santos,

Oficina: Biblio Relax: Um relaxamento nos estudos

- Stephanie da Silva Menezes e Laís Regina dos Santos Oliveira

Título do trabalho: Fontes Alternativas de Informação na Internet: Fanfictions (Pôster)

Premiado como o melhor trabalho do Grupo de Trabalho 4: Inovação e Tecnologia em Unidades de Informação

- Taynara Cristina da Silva e Jusmenne Melo da Silva

Título do Trabalho: Um plano de marketing para biblioteca publica Graciliano Ramos (Artigo)

- Wagner Cristian dos Santos e Jusmenne Melo da Silva

Título de Trabalho: Estudo descritivo sobre a BRAPCI (Artigo)