Novo prazo para indicação de representantes no Comitê de Ética de Animais

Entre as alterações estão a prorrogação de prazos e o modo de entrega de documentação
Por Ascom Ufal
16/12/2020 15h36 - Atualizado em 16/12/2020 às 18h07

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) prorrogou, até 18 de janeiro, o prazo de indicações de profissionais interessados em participar da seleção para representar as sociedades protetoras de animais na Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade Federal de Alagoas. Os candidatos indicados deverão ser cidadãos brasileiros, com graduação em ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, em Biotecnologia, Bioquímica, Farmácia ou Ética, de notória atuação e saber científico na área de formação, preferencialmente pessoas externas à Ufal, podendo possuir vínculo com outra instituição.

Segundo o edital, a ideia é oportunizar a indicação de candidatos para vagas de membro titular e suplente para representar as Sociedades Protetoras de Animais junto à Ceua. Os candidatos devem ser indicados pelas Sociedades às quais participam, com envio de ofício formal de representante da entidade interessada, declaração de aceite do indicado, curriculum lattes ou vitae do candidato; cópia autenticada do diploma de graduação, reconhecido pela respectiva entidade de classe; cópia autenticada do diploma de pós-graduação, se houver; cópia do comprovante de inscrição da entidade no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia autenticada do documento de designação dos representantes legais da entidade, se houver.

As documentações deverão ser digitalizadas e encaminhadas para o e-mail ceua@propep.ufal.br, com a seguinte identificação no assunto: "Indicação de Representante da Sociedade Protetora de Animais para a Ceua". O membro da sociedade protetora de animais que for selecionado para compor a Comissão da Ufal deverá entregar toda a documentação encaminhada previamente por e-mail de forma impressa, no prazo estabelecido no cronograma constante no edital.

Segundo o coordenador da Ceua, o médico veterinário Elvan Nascimento, a participação de um membro da SPA é de extrema importância para o bom andamento dos processos na Comissão. “Precisamos da contribuição desses membros acerca da utilização racional de animais, no desenvolvimento do ensino e da pesquisa, observando sempre a utilização dos animais quanto ao direito deles, prezando pelo bem-estar animal e pelo princípio dos 3 R's [do inglês reduction, replacement e refinement - redução, substituição e refinamento]”, disse.

Os candidatos selecionados exercerão a função de membro efetivo e suplente na comissão, auxiliando nas apreciações de projetos submetidos à comissão, além de deliberar sobre assuntos demandados à Ceua, auxiliará no cumprimento da legislação vigente e normas estabelecidas pelo conselho nacional de controle da experimentação animal (Concea) e nas atribuições da comissão.

Os membros indicados e selecionados terão seus nomes submetidos à comissão de seleção composta por três membros pesquisadores da Ufal. O resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro.

Confira o edital abaixo.