Grupo de Matemática capacita professores da educação básica

Curso de extensão é gratuito e será neste sábado (7); será emitido certificado
Por Blenda Machado – estagiária de Jornalismo
05/11/2020 18h14 - Atualizado em 05/11/2020 às 18h28

No próximo sábado (7), acontece o minicurso de extensão Ensino de Matemática na Educação Básica por meio de Plataformas Digitais, destinado a professores da educação básica. Será um evento virtual, das 8h às 12h e 13h às 16h, e as inscrições gratuitas ainda ser feitas até esta sexta (6) pelo Sigaa, neste link. Haverá emissão de certificado de 8 horas.

Promovido pelo Grupo Matemática, Educação e Tecnologia (Matedtec), do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, o curso se dispõe a capacitar licenciandos em Matemática e Pedagogia; mestrandos das áreas de Ensino de Ciências e Matemática e de Educação. Serão fornecidas apostilas em PDF para os participantes, contendo tutorial do uso da plataforma e exercícios propostos.

Coordenado pela professora Cláudia Lozada, o curso pretende explorar as funcionalidades das plataformas Matific e Dragonlearn como meio digitais auxiliares no ensino de Matemática. “Vamos passar as informações sobre o uso dessas plataformas e como são trabalhados os conteúdos matemáticos, observando o conjunto de competências e habilidades matemáticas previstas pela BNCC [Base Nacional Comum Curricular] do Ministério da Educação”, explicou a docente.

E completa: “O curso é relevante porque instrumentaliza os docentes em relação ao uso desses recursos, tornando as aulas mais interativas, uma vez que há várias atividades desse tipo nessas plataformas’’.

Essa é uma ação de extensão aprovada pelo Edital Ufal Conectada - Acões em EaD/2020. Quem vai ministrar o minicurso são três alunas do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Educação da Ufal, e seis alunos da licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da Ufal.A carga horária do minicurso é de 8 horas, divididas em dois períodos.

Pela manhã, das 8h às 12h, o tema será A utilização da plataforma Matific para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. No período da tarde, das 13h às 16h, será A utilização da plataforma Dragonlearn para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.