Universitárias disponibilizam caixinha solidária em banheiro no bloco de Letras

Mobilização solidária tem ajudado muitas meninas e gerado empatia
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
16/08/2019 07h40 - Atualizado em 16/08/2019 às 17h53

Uma aluna egressa da Faculdade de Letras - Libras trouxe uma ideia para o banheiro feminino que dura até hoje. A iniciativa é uma mobilização feminina solidária. Uma caixa com itens para qualquer uma que necessitar, usar. Dentro da caixa, as alunas colocam absorventes femininos, batons, desodorantes, hidratantes, entre outros. A caixinha é colaborativa: quem precisar, pode pegar o item e depois, pode deixar algo que possa ser aproveitado por uma outra pessoa.

A iniciativa tem deixado outras mulheres satisfeitas. A aluna de Jornalismo, Marta Alexandre, cursa uma disciplina eletiva no bloco e destaca a importância de ver mulheres disponibilizando nessas caixinhas dos banheiros femininos itens que outras precisem. “Pode acontecer de outras precisarem, várias vezes eu já precisei de absorventes, por exemplo, porque fui pega desprevenida e eu não tinha nenhum comigo, daí como a maioria das vezes aconteceram na Ufal, mesmo eu passando o dia todo fora, acho que é uma boa”, conta.

Ela salienta que a ideia gera empatia entre as mulheres. “Quem pega um lá, vai deixar outro para agradecer a gentileza. Eu já fiz isso algumas vezes e no fim das contas, eu acho que deveria ter em todo banheiro, sabe? Porque sempre tem alguém, que como eu, vai precisar um dia. Ter essas caixinhas no banheiro é uma coisa simples, mas muito válido.”

Conheça mais ações de estudantes aqui