Encontro do Pibid em Arapiraca teve reflexões e atividades culturais

Evento promoveu a troca de experiência e os resultados dos trabalhos nas escolas
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
24/07/2019 10h55 - Atualizado em 25/07/2019 às 09h56
Epibid realizado em Arapiraca no dia 19 de julho

Epibid realizado em Arapiraca no dia 19 de julho

O Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Epibid) foi realizado na última sexta-feira (19), no Campus Arapiraca, com o tema Letramentos, perspectivas e desafios - 2019. O evento contou com a presença da Pró-reitora de Graduação, professora Sandra Paz, do diretor Acadêmico do Campus Arapiraca, professor Arnaldo Tenório Cunha e da coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Danielle Araújo. 

O evento foi coordenador pelo professor Deywid Melo, do Pibid de Letras-Português, que teve o apoio dos demais coordenadores de Arapiraca, as professoras Vaninna Assis, do curso de Educação Física; Tereza Albuquerque, de Pedagogia; Lidiana Omena, de Física; Silvia Cardoso, de Química; e o professor Fábio Boia, de Matemática. 

Segundo a organização, o encontro foi um momento fundamental para compartilhar os trabalhos executados e desenvolvidos pelas equipes do Pibid, vinculadas ao Campus Arapiraca, ao longo de meses de trabalho, desde agosto de 2018, em escolas públicas das cidades de Arapiraca e Taquarana, até os dias atuais.  

O evento promoveu reflexões sobre a experiência dos licenciandos, supervisores, coordenadores de área e alunos das escolas. “O sucesso se deve ao fato da coordenação conjunta de todos os coordenadores de área articulados com seus respectivos pibidianos, com o apoio da gestão do Campus Arapiraca e da Prograd [Pró-reitoria de Graduação], o que rendeu um evento gratificante para todos nós que fazemos o Pibid da Ufal Arapiraca. Outro ponto para se destacar foi a vinda dos alunos das escolas para o campus, buscando diminuir a distância entre escola e Universidade. O Epibid, por fim, buscou mostrar a importância do Pibid na formação dos nossos licenciandos, bem como o impacto da presença deste nas escolas, favorecendo o despertar dos alunos no fazer científico dentro da escola, mesclando ciência, linguagem, arte e cultura no processo de ensino-aprendizagem”, finalizou o coordenador geral do evento, professor Deywid Melo.  

Os pibidianos ministraram oito oficinas para os alunos das escolas públicas. A programação também contou com mesas para apresentação dos projetos e ações do Pibid nas diversas escolas parceiras, momentos de reflexão por meio de dinâmicas e atrações culturais executadas pelos bolsistas e demais alunos dos cursos de Letras e Pedagogia. O evento encerrou com a participação da Cia Insanos de Teatro, formada por alunos e egressos do Campus Arapiraca.