Ufal abre seleção para programas de assistência estudantil

Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
13/02/2019 09h51 - Atualizado em 30/07/2019 às 09h36
Confira no edital os detalhes sobre pré-requisitos para participar

Estão abertas as inscrições para os programas de assistência estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro por meio do Formulário de Avaliação Socioeconômica, disponível aqui.

Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação presencial na Ufal que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, não estejam cursando ou tenham concluído outro curso de nível superior, e não sejam provenientes de programas de mobilidade estudantil.

Após a análise dos documentos, os estudantes poderão ser submetidos a uma entrevista. Os selecionados para a 1ª convocação terão acesso ao programa a partir do mês de maio.

A quantidade de vagas disponíveis vai depender do desligamento de estudantes e da disponibilidade orçamentária e financeira da Universidade. As convocações podem acontecer até fevereiro de 2020 e serão disponibilizadas na página de assistência estudantil.

De acordo com o edital, o objetivo da Pró-reitoria Estudantil (Proest) é ampliar as condições de permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e contribuir para a melhora do desempenho acadêmico. Haverá reuniões em dias e horários definidos no edital para esclarecer dúvidas eventuais.

Há bolsas para as seguintes modalidades:

Bolsa Pró-Graduando (BPG): Auxílio financeiro no valor de R$ 400 por mês para estudantes que não recebam qualquer outra bolsa;

Residência Universitária Alagoana (RUA): Moradia estudantil no Campus A.C. Simões para aqueles que morem em outro estado ou município;

Restaurante Universitário (RU): Atendimento com uma refeição isenta de taxa nos restaurantes universitários nos campi A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão, Centro de Ciências Agrarias (Ceca) e Unidade Educacional de Viçosa para quem estuda em horário integral ou participa de atividades acadêmicas vinculadas ao desenvolvimento acadêmico;

Auxílio Alimentação: Auxílio financeiro no valor de R$ 150 por mês, para estudante que não dispõe da alternativa de atendimento pelo RU, que estude em horário integral ou participe de atividades acadêmicas vinculadas ao desenvolvimento acadêmico.

Confira o edital completo e os documentos necessários para a inscrição clicando aqui. Os contatos para mais informações estão disponíveis na imagem em anexo.